Estrutura Temática Em Introduções De Artigos Científicos De Letras: Uma Abordagem Sistêmico-Funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i30.38069

Resumo

Em um ambiente que exige cada vez mais da sociedade letrada, os integrantes da comunidade científica costumam enfrentar desafios no momento da escrita de artigos acadêmicos, gênero fundamental para a disseminação e democratização do conhecimento científico de diversas áreas. Com o objetivo de investigar as características formais desse gênero, este trabalho se propõe a analisar a organização da unidade retórica introdução em artigos científicos para o cumprimento de seu propósito comunicativo, assim como investigar a estrutura temática dos períodos que compõem essa seção. Para isso, foram selecionadas como corpus introduções de artigos científicos da área de Letras, publicados pelas revistas ALFA e DELTA. Com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY & MATHIESSEN, 2014), será possível identificar, por meio da metafunção textual, a estrutura temática dos períodos a fim de analisar os tipos de Temas nas orações e a sua função léxico-gramatical em relação aos elementos essenciais da seção fundamental desse gênero. O trabalho, portanto, busca ampliar não só os estudos sobre a escrita de artigos científicos, como também os avanços da Linguística Sistêmico-Funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora de Vasconcelos Picanço, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2015) e especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2017). Defendeu o Mestrado em Estudos de Língua, na área de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em agosto de 2018. É integrante do Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (GESD), liderado por Vânia Dutra (UERJ) e Magda B. Schlee (UERJ), e membro do grupo de pesquisa ?SAL-Brasil, Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens?, liderado por Sara Cabral (UFSM). Atualmente, é Doutoranda em Estudos de Língua, na área de Língua Portuguesa da UERJ, e trabalha com o nível fundamental na rede privada do Rio de Janeiro. 

Magda Bahia Schlee, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Magda Bahia Schlee é graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Língua Portuguesa / Linguística, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, sintaxe, produção textual, ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. É professora nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UERJ. É coordenadora adjunta do GESD - Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso. É membro dos Grupo de Pesquisa CNPq "Sistêmica, Ambientes e Linguagens ? SAL e SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto). Integra ainda o grupo de trabalho de Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL. É vice-coordenadora do projeto LabGraDis (Laboratório de Gramática e Discurso) contemplado no EDITAL FAPERJ Nº 38/2021. Coordenou uma edição do Projeto PIBID-Uerj na área de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

26-06-2022

Como Citar

DE VASCONCELOS PICANÇO, Isadora; BAHIA SCHLEE, Magda. Estrutura Temática Em Introduções De Artigos Científicos De Letras: Uma Abordagem Sistêmico-Funcional. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 30, p. 28–48, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i30.38069. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38069. Acesso em: 25 abr. 2024.