O Campo Das Práticas De Estudo E Pesquisa E Suas Implicações Para A Leitura Na Escola Básica

Autores

  • Guilherme Brambila Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vanda Maria da Silva Elias Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42054

Palavras-chave:

Leitura, Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa, BNCC, Texto científico, Escola Básica

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da leitura de textos do campo científico na escola básica brasileira. Toma-se como contexto de partida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente o Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa (CPEP), e suas concepções e propostas acerca de leitura de textos em gêneros acadêmico-científicos desde o ensino fundamental. Com base na fortuna da Linguística do Texto e das teorias da leitura (KOCH, [1997] 2003; KOCH; ELIAS, 2006; CASTELUBER; BICALHO, 2016; CAFIERO, 2010), são analisados excertos da BNCC que esclarecem a proposta do CPEP na escola básica. Os resultados do estudo apontam para a necessidade da formação continuada docente voltada à leitura e ao letramento científico na escola básica, como estratégia para a customização de compêndios didáticos e para uma relação cada vez menos assimétrica com textos dessa natureza.

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Biografia do Autor

Guilherme Brambila, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

BRAMBILA, Guilherme; DA SILVA ELIAS, Vanda Maria. O Campo Das Práticas De Estudo E Pesquisa E Suas Implicações Para A Leitura Na Escola Básica. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 64 – 84 , 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i35.42054. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/42054. Acesso em: 28 abr. 2024.