EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

PRECONCEITOS E A RESPONSABILIDADE PELO OUTRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44311

Palavras-chave:

Educação inclusiva, PCDs, Ética, Decolonialidade, Narrativas

Resumo

RESUMO: Como grande parte da população, professores também olham para as pessoas com deficiência (PCDs) com uma certa estranheza, a qual é desenhada a partir de uma lógica colonizadora, planificadora, dualista e abissal (Santos, 2010) que busca invisibilizar as alteridades, seus corpos, suas histórias, conhecimentos e saberes experienciados. Tendo o professor papel fundamental na implementação das políticas de inclusão, faz-se necessário problematizar essa resistência que o impede de realizar o seu papel como profissional e como cidadão. O objetivo deste trabalho é, por meio de relatos de experiência, compartilhar e discutir vivências na educação inclusiva que revelem não somente preconceitos e tensões, mas também a tomada de responsabilidade ética pelo outro. A análise dessas experiências é feita à luz da teoria decolonial, da filosofia levinasiana, e de Freire (2022 [1996]). As reflexões tecidas neste estudo apontam para o reconhecimento dos sujeitos e suas alteridades e a (pre)valência da ética, como preconiza Levinas (1998). Esperamos que este trabalho promova aproximações críticas e pontes desejáveis entre os diversos sujeitos e o nosso fazer pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE: Educação inclusiva. PCDs. Ética. Decolonialidade. Narrativas.

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

BONELLA RIBEIRO, Flavia; GOBBI SIMÕES, Ronald. EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRECONCEITOS E A RESPONSABILIDADE PELO OUTRO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 35–55, 2024. DOI: 10.47456/pl.v14i36.44311. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/44311. Acesso em: 22 dez. 2024.