ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO LETRAMENTO DE ALUNOS DE TERCEIRA IDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Jayane Gomes de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47456/8427p719

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Terceira Idade

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir de que maneira o professor de língua portuguesa pode aprimorar suas estratégias didáticas no letramento de estudantes pertencentes à terceira idade que buscam aprender a ler nessa língua. Desse modo, buscamos interseccionar aspectos teóricos da Linguística Aplicada, tais como o ensino de língua materna e a transdisciplinaridade dessa área de conhecimento, interligando-os com os Estudos de Letramento em uma perspectiva sociocultural no que tange à alfabetização e à escolarização de idosos. A metodologia deste trabalho de pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativo no que se refere à análise dos dados, coletados por meio de investigações em materiais já publicados, em especial, artigos científicos, dissertações e teses, além de outros que serviram de base para as discussões.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Linguística Aplicada: ensino de línguas e Comunicação. 3ª ed. Campinas: Pontes Editores e Arte Língua, 2009.

FERNANDES, Ivoni de Souza. A importância de alfabetizar letrando o idoso. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 19, n. 2, p. 182-195, 2016. Disponível em: http://www.uepg.br/olhardeprofessor. Acesso em 19 de dez. 2019.

KLEIMAN, Angela. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf. Acesso em 15 de dez. 2019.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Revista Delta, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/315214851/MOITA-LOPES-Pesquisa-Interpretativista-Em-LA-1994. Acesso em 21 de nov. 2019.

MONTEIRO, Rosemeire Selma. A Linguística Aplicada e o processo de letramento. Revista de Letras, v. 1/2, n. 21, p. 111-117, jan./dez. 1999. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2161. Acesso em 01 de dez. 2019.

OLIVEIRA, Rosângela Silva; MOURA, Erica Cristina Frazão de; SOUSA, Sumara de Jesus de. Alfabetização e Letramento na terceira idade: ações extensionistas para idosos em práticas sociais cotidianas. Revista Práticas em Extensão, São Luís, v. 2, n. 1, p. 24-31, 2018. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/article/view/1734/1282. Acesso em 15 de dez. 2019.

SANTOS, Raimunda Valquíria de Carvalho; PAZ, Ana Maria de Oliveira. Os estudos de letramento no âmbito da Linguística Aplicada: diálogos que se entrelaçam. In: XVII CONGRESO INTERNACIONAL ASSOCIACIÓN DE LINGUISTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA, Anais..., Paraíba, p. 01-13, 2014. Disponível em: https://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R0753-1.pdf. Acesso em 14 de dez. 2019.

SCOPINHO, Raquel Albano. Crenças e motivação em contexto de língua estrangeira para a terceira idade: subsídios para o desenvolvimento de competências do professor. 2014. 243f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5639. Acesso em 08 de dez. 2019.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e Letramento. 5ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

WOICIECHOWSKI, Marília. Jovens, adultos e idosos: a perspectiva do aprender e do ensinar a ler e a escrever. 2006. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, 2018. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1248. Acesso em 05 de dez. 2019.

Downloads

Publicado

02-07-2025

Como Citar

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO LETRAMENTO DE ALUNOS DE TERCEIRA IDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 241–250, 2025. DOI: 10.47456/8427p719. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/46500. Acesso em: 5 dez. 2025.