ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO LETRAMENTO DE ALUNOS DE TERCEIRA IDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.47456/8427p719Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Terceira IdadeResumo
O objetivo principal deste artigo é discutir de que maneira o professor de língua portuguesa pode aprimorar suas estratégias didáticas no letramento de estudantes pertencentes à terceira idade que buscam aprender a ler nessa língua. Desse modo, buscamos interseccionar aspectos teóricos da Linguística Aplicada, tais como o ensino de língua materna e a transdisciplinaridade dessa área de conhecimento, interligando-os com os Estudos de Letramento em uma perspectiva sociocultural no que tange à alfabetização e à escolarização de idosos. A metodologia deste trabalho de pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativo no que se refere à análise dos dados, coletados por meio de investigações em materiais já publicados, em especial, artigos científicos, dissertações e teses, além de outros que serviram de base para as discussões.
Referências
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Linguística Aplicada: ensino de línguas e Comunicação. 3ª ed. Campinas: Pontes Editores e Arte Língua, 2009.
FERNANDES, Ivoni de Souza. A importância de alfabetizar letrando o idoso. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 19, n. 2, p. 182-195, 2016. Disponível em: http://www.uepg.br/olhardeprofessor. Acesso em 19 de dez. 2019.
KLEIMAN, Angela. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf. Acesso em 15 de dez. 2019.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Revista Delta, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/315214851/MOITA-LOPES-Pesquisa-Interpretativista-Em-LA-1994. Acesso em 21 de nov. 2019.
MONTEIRO, Rosemeire Selma. A Linguística Aplicada e o processo de letramento. Revista de Letras, v. 1/2, n. 21, p. 111-117, jan./dez. 1999. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2161. Acesso em 01 de dez. 2019.
OLIVEIRA, Rosângela Silva; MOURA, Erica Cristina Frazão de; SOUSA, Sumara de Jesus de. Alfabetização e Letramento na terceira idade: ações extensionistas para idosos em práticas sociais cotidianas. Revista Práticas em Extensão, São Luís, v. 2, n. 1, p. 24-31, 2018. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/article/view/1734/1282. Acesso em 15 de dez. 2019.
SANTOS, Raimunda Valquíria de Carvalho; PAZ, Ana Maria de Oliveira. Os estudos de letramento no âmbito da Linguística Aplicada: diálogos que se entrelaçam. In: XVII CONGRESO INTERNACIONAL ASSOCIACIÓN DE LINGUISTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA, Anais..., Paraíba, p. 01-13, 2014. Disponível em: https://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R0753-1.pdf. Acesso em 14 de dez. 2019.
SCOPINHO, Raquel Albano. Crenças e motivação em contexto de língua estrangeira para a terceira idade: subsídios para o desenvolvimento de competências do professor. 2014. 243f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5639. Acesso em 08 de dez. 2019.
SOARES, Magda Becker. Alfabetização e Letramento. 5ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
WOICIECHOWSKI, Marília. Jovens, adultos e idosos: a perspectiva do aprender e do ensinar a ler e a escrever. 2006. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, 2018. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1248. Acesso em 05 de dez. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PERcursos Linguísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS
