O PAPEL DAS PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO EM INTERAÇÕES NA WEB: O BLOG DE OPINIÃO

Autores

  • Marcelo Pires Dias Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Regis José da Cunha Guedes Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente artigo trata das pistas de contextualização em interações na web a partir das observações dos comentários publicados pelos leitores e moderador/editor do blog de opinião intitulado “O possível e o extraordinário”. Serão levados em consideração os pressupostos teóricos da sociolinguística interacional e conceito de pistas de contextualização. A finalidade dessa investigação é analisar as pistas utilizadas pelos participantes na interação escrita quais sejam: a) atenuantes; b) marcadores de valoração; c) prosódia; d) elementos não verbais; e) perguntas retóricas; e f) citações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pires Dias, Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Letras

Possui Mestrado em Estudos Linguísticos (UFPA) e Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente é doutorando em Linguística (UFPA) com experiência em dialetologia e sociolinguística.

Regis José da Cunha Guedes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Especialização em Língua e Literatura Portuguesa (UFPA), Mestrado em Letras (Linguística) pelo PPGL da UFPA. É aluno regular do curso de Doutorado Acadêmico em Letras (Estudos Linguísticos) do PPGL/UFPA. Possui experiência em docência no ensino superior, tendo sido professor-formador pelo PARFOR/LETRAS - UFPA; Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ; Tem experiência como tutor à distância no curso de Letras da Universidade do Estado do Pará - UEPA/UAB. Atua nos grupos de pesquisa GeoLinTerm (UFPA) e ALiB - Atlas Linguístico do Brasil (UFBA). É Consultor ad hoc da Revista Entretextos (UEL)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

17-05-2014

Como Citar

DIAS, Marcelo Pires; GUEDES, Regis José da Cunha. O PAPEL DAS PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO EM INTERAÇÕES NA WEB: O BLOG DE OPINIÃO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 63–78, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/7258. Acesso em: 26 abr. 2024.