REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE PUBLICIDADE ANTIRRACISTA E PUBLICIDADE CONTRAINTUITIVA

Autores

  • igor emilio fonseca oliveira UFES
  • Elisa Fabris de Oliveira

Palavras-chave:

Publicidade antirracista, Representação social, Publicidade contraintuitiva, Revisão de literatura, Publicidade.

Resumo

Atualmente percebesse uma sensação de mudança relacionada à ocupação de espaços da presença
negra na indústria da comunicação e de suas produções midiáticas. Nesse contexto, o mercado se
molda ao identificar em nossa sociedade esse viés de diversidade, e começa a apresentar publicidades
que dialogam de maneira positiva com esses grupos sociais minoritários, pautando produções
contraintuitivas e contraestereotípicas, possibilitando avanços para uma possível publicidade
antirracista. Diante disso, o presente estudo buscou analisar a produção científica sobre publicidade
antirracista e sobre publicidade contraintuitiva. Após busca na base de dados da Capes uma das mais
relevantes do país, apenas sete artigos foram encontrados. A análise dos trabalhos indicou um número
pequeno de pesquisas relacionadas com a temática, publicadas especialmente nos últimos anos, no
qual a maior parte dos artigos se mostrou de natureza empírica. O recorte temporal adotado foi o
período de 2001-2023, sendo que nos primeiros 8 anos analisados, nenhum artigo foi encontrado

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Referências

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Publicado

16-12-2023 — Atualizado em 16-12-2023

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