UBUNTU: AFROESTÉTICA E AFROEMPREENDIMENTOS

Autores/as

  • Wander Salgado Macedo Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Afroempreendimentos, Consumo Preto, Negro

Resumen

O estudo aqui apresentado faz parte de pesquisa de mestrado POSCOM da UFES que se volta para o universo dos afroempreendimentos, compreendendo sua importância para a aceitação e valorização da estética negra que por consequência da restauração e das novas maneiras de apresentar o corpo negro, reformula a imagem da população preta perante o imaginário social, assim, aborda, especialmente, a análise de discursos utilizados na publicidade de moda que os afroempreendedores utilizam nas redes sociais digitais, principalmente a rede Instagram. Neste artigo, o objetivo é trazer reflexões iniciais sobre o universo dos afroempreendimentos, levantando uma breve sintese da imagem do corpo negro antes, durante e após o surgimento dos movimentos afirmativos negros, as primeiras reflexões sobre os emprendimentos e sobre os afroempreendimentos, e, a proposta inicial do material de análise da futura pesquisa que petende analisar três afroempreendimentos de moda que recebem apoio das redes de apoio à afroempreendedores como o Movimento Black Money da Nina Silva e o DasPretas da Priscilla Gama.

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Biografía del autor/a

Wander Salgado Macedo Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando (a) do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

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Publicado

17-03-2022