DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, MÍDIA E CRIANÇA

Authors

  • Caterina Luisa Rangel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fábio Gomes Goveia Universidade Federal do Espírito Santo

Keywords:

Divulgação Científica, Mídias, Comunicação

Abstract

O artigo revisa a literatura sobre mídia e divulgação científica voltada para o público infantil, destacando a importância dessa comunicação para promover a compreensão da ciência e combater a desinformação. A pesquisa enfatiza que as crianças, devido à sua curiosidade natural, são mais receptivas a ideias científicas e sua inclusão nesse contexto é fundamental para desenvolver habilidades de questionamento e análise. A comunicação e a educação devem trabalhar juntas para garantir um aprendizado efetivo, a divulgação científica deve ser acessível e envolvente, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. A valorização da cultura científica e o fortalecimento do diálogo entre ciência e sociedade são essenciais para formar cidadãos críticos. O artigo conclui que investir em práticas de divulgação que atendam às necessidades do público infantil é uma estratégia eficaz para empoderar as novas gerações, preparando-as para os desafios contemporâneos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caterina Luisa Rangel, Universidade Federal do Espírito Santo

Cursando Pos-graduação em Comunicacão e Territorialidades na Universidade Federal do Espírito Santo.

Fábio Gomes Goveia, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo.

References

ALMEIDA, Sandra; DA COSTA, Luana; AGUIAR, José. Divulgação científica por meio da revista Ciência Hoje para Criança: uma ferramenta interdisciplinar. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 15, p. 182-195, 2017.

ARAUJO, Tatiana Maria Soares. Ciência e imagem: processos criativos de produção de conteúdos visuais para a divulgação científica do projeto ARCA do CEP. 2023.

CAMPOS, Ana Paula. Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FRAGA, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 199-218, 2015.

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo Divulgação científica na esfera midiática. Intercâmbio, v. 15, 2006.

JACOBUS, Doraci Masiero. O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016). 2018.

LOUREIRO, José Mauro Matheus. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação, v. 32, p. 88-95, 2003.

MASSARANI, Luisa. Reflexões sobre a divulgação científica para crianças. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1999. p. 1-5.

METZKER, Gabriela FR. Educomunicação: o novo campo e suas áreas de intervenção social. In: Revista Intercom–Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação–XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste–São Paulo–07 a. 2008.

MUELLER, Suzana PM; DO VALE CARIBÉ, Rita de Cássia. A comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & informação, v. 15, n. 1esp, p. 13-30, 2010.

OLIVEIRA, Marizete Pinheiro de. Divulgação Científica para o público infantil: um instrumento de inclusão social e fortalecimento da cultura científica. Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, p. 2-8, 2015.

PEZZO, Mariana. Cultura científica e cultura de mídia: relações possíveis (e necessárias) na prática de divulgação da ciência. ComCiência e divulgação científica, p. 87, 2018.

SILVA, Telma Domingues da. Jornalismo e a divulgação científica. RUA, v. 8, n. 1, p. 129-146, 2002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640737. Acesso em: 20 out. 2024.

Published

11-12-2024