TERRITORIALIDADES ENTRE O MAR E EU
DELINEANDO UMA PROPOSTA VIDEO-GEO-GRÁFICA
Keywords:
Geografia, Cinema, Documentários, Cidade, Praia do Suá, Enseada do Suá.Abstract
Entende-se que o audiovisual tem um grande potencial para registrar e comunicar saberes geográficos, expandindo o acesso ao conhecimento através da experiência visual e sensorial. Considerando que a Geografia, a Comunicação e o Cinema se utilizam de imagens para “dizer o mundo”, este projeto busca explorar o campo teórico que interliga essas áreas, documentando as territorialidades, vivências, relatos e transformações urbanas de modo visual e narrativo. A proposta é “dizer de outro modo” os resultados de uma pesquisa de iniciação científica na área de Geografia Urbana, realizada na UFES (2023/2024), focada nos bairros Praia do Suá e Enseada do Suá e seus conflitos entre atividades pesqueiras e imobiliárias. Combinando Geografia, Comunicação e Cinema, o objetivo é produzir uma narrativa video-geo-gráfica que mostre como a experiência com as imagens e suas territorialidades é, em essência, geográfica, permitindo uma nova compreensão dos espaços urbanos por meio da linguagem audiovisual.
Downloads
References
DA SILVA, Fabianne Torres Oliveira; QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. O papel do vídeo turístico na produção do lugar como mercadoria: análise do discurso imagético como aporte metodológico nos estudos sobre as Geografias das Imagens. Ateliê Geográfico, v.10, n. 2, 2016.
FERRAZ, Cláudio Benedito O. O capital no Cinema: As diferenças entre linguagens e as possibilidades geográficas. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. (orgs.) Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea, 2013.
QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos. Espaço fílmico: Território e territorialidades nas imagens de cinema. Geografia, v. 35, n. 1, 2010.
______. Cinema, geografia e a pesquisa com imagens. Revista Morpheus-Estudos Interdisciplinares em Memória Social, v. 6, n. 11, 2007.
SALLES, João Moreira. A dificuldade do documentário. O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2005.