O PRIMEIRO ENCONTRO COM JERUSA

CAMINHOS DE UM TERRITÓRIO FÍLMICO DIRIGIDO POR UMA MULHER NEGRA

Authors

  • Sthefany Duhz Cavaca Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo

Keywords:

Cineastas Negras, Teoria e Crítica Feministas Contemporâneas, Análise fílmica, Um dia com Jerusa

Abstract

Este trabalho parte do desejo de sonhar, ocupar, valorizar e demarcar histórias, contribuições e memórias de mulheres negras no cinema brasileiro. Encontrar mulheres negras contando suas próprias histórias, protagonizando suas vidas, honrando a história e memória de antepassadas. E de fazer ciência com a nossa história, por que não ocupar este lugar? Com apoio teórico de Bell Hooks, Lélia Gonzalez e Dorotea Grijalva, sob a metodologia de análise fílmica, discutimos sobre três aspectos do território fílmico “Um dia com Jerusa”, (2020) dirigido por Viviane Ferreira: Ocupar, demarcar e protagonizar. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sthefany Duhz Cavaca, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (2020) e em Arquivologia (2014) ambas pela Ufes.

Tem experiência na área de Comunicação Social e representatividade feminina, na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia e na área de Comunicação Social e Saúde Coletiva, atuando em Comunicação & Saúde, clipagem de notícias, análise quantitativa e qualitativa e análise crítica de discurso midiático.

Área de interesse acadêmico: comunicação social e identidades femininas; gênero e racialidades; representação e representatividade  feminina nos territórios da comunicação social; teoria e crítica feministas contemporâneas.

Gabriela Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

References

COSTA, Juliana. Transitar e pertencer: uma conversa sobre Um dia com Jerusa. Cine Festivais, [s.l], 2020. Disponível em: < https://cinefestivais.com.br/transitar-e-pertencer-uma-conversasobre- um-dia-com-jerusa/>. Acesso em: 9 nov. 2024.

GELEDÉS. Mulheres negras no cinema nacional. Portal Geledés, São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-no-cinema-nacional-elas-contam-suashistorias/>.Acesso em: 9 nov. 2024.

GONZALEZ, Lélia. In RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (Org.). Por um feminismo afro-latinoamericano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 1.ed., 2020.

GRIJALVA, Dorotea Gómez. Meu corpo é um território político. Guatemala: Zazie Edições, 2020. Disponível em: < https://zazie.com.br/wpcontent/uploads/2021/05/GOMEZGRIJALVA-5.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2024.

HAESBAERT, Rogério. Definindo território para entender a desterritorialização. In O mito da desterritorialização, do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

HOOKS, Bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. In Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

MOMBELLI, Neli Fabiane; TOMAIM, Cássio dos Santos. Análise fílmica de documentários: apontamentos metodológicos. Minas Gerais: JF: Lumina. Revista do Programa de Pósgraduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014, vol. 8, n 2. ISSN 1981-4070

PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). In VI Congresso SOPCOM, Lisboa, 2009. Anais eletrônicos. Lisboa, SOPCOM, 2009. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 18 abril 2024.

Published

11-12-2024