GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO, MODA E CULTURA

Autores/as

  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palabras clave:

Comunicação; moda; cultura; corpo; identidade

Resumen

Temos por objetivo apresentar o Grupo de Pesquisa Comunicação, Moda e Cultura/CNPq-UFES. O GP estuda os campos da comunicação e da moda, em diálogo com as diferentes culturas e identidades. Investiga a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida dos indivíduos, em seus contextos históricos, sociais, econômicos, políticos, comunicacionais e culturais. A base teórica mobiliza história e filosofia da moda; comunicação, moda e cultura; ativismos na moda; moda e sustentabilidade; moda decolonial, em especial, moda afro-brasileira e indígena. 

Biografía del autor/a

  • Maria Nazareth Bis Pirola , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Pós-Doutora em Cultura e Sociedade (UFBA). Doutora e Mestre em Educação (UFES). Graduada em Publicidade e Propaganda (UFES). Docente do Depto de Comunicação Social da UFES. Coordenadora do GP Comunicação, Moda e Cultura/UFES. Vice-coordenadora do GP Comunicação e Moda da Intercom. Membro do GP Corpo e Cultura/UFRB/UFBA. Pesquisas em comunicação, moda e cultura; moda e identidade; moda afro-brasileira; moda indígena; moda e corpo; moda decolonial; comunicação e moda sustentável; discursos em comunicação e moda.

Referencias

BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

BARRETO, Carol. Modativismo: Quando a moda encontra a luta. São Paulo: Editora Paralela, 2024.

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PIROLA, Maria Nazareth Bis. Introdução aos estudos em comunicação e moda. In: 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2025, Vitória. Anais do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2025.

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<https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1702/862>. Acesso em 10 jun. 2025.

Publicado

24-11-2025