CORPO, MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE EM UM DIA COM JERUSA, DE VIVIANE FERREIRA

Auteurs

  • Sthefany Duhz Cavaca Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mots-clés :

Mulheres Negras; Cinema Brasileiro; Ancestralidade.

Résumé

Este trabalho é um relato de pesquisa da dissertação em desenvolvimento “Presenças e Territorialidades em Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira” iniciada em agosto de 2024. A partir da obra cinematográfica “Um dia com Jerusa”, sob a ótica da análise fílmica (Mombelli e Tomaim, 2014) investigamos as estratégias técnicas e estéticas utilizadas pela cineasta na abertura do filme. Com apoio teórico-metodológico de feministas críticas contemporâneas como Trindade (2006, 2013), Grijalva (2020) os conceitos-chave para análise são corpo-território, memória e ancestralidade.

Biographies des auteurs

  • Sthefany Duhz Cavaca , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    É comunicóloga social, jornalista, arquivista e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Áreas de interesse acadêmico: comunicação social e identidades femininas; gênero e racialidades; representação e representatividade feminina; teoria e crítica feministas contemporâneas; cinema brasileiro negro feminino.

  • Gabriela Santos Alves , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES. Pós doutora em Comunicação e Cultura – Eco/UFRJ. Pesquisadora da Fapes/ES, Edital Mulheres na Ciência. Integra o LapVim - Laboratório de Pesquisas sobre enfrentamento à violência contra mulheres no Espírito Santo (UFES) e o grupo de pesquisa CIA - Comunicação, imagem e afeto (UFES/CNPq). Realizadora audiovisual.

Références

EUZEBIO, Isabela Soares. Matrizes de religiões afriacanas: desmistificando visões sobre macumbaria. 2020. São Paulo, Jundiaí. Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - “Deputado Ary Fossen” (Trabalho de conclusão de curso de Tecnólogo em Eventos). Disponível em:

<https://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/4653/1/Isabela%20Soares%20Euzebi o.pdf>. Acesso em: 17 ago 2025.

GRIJALVA, Dorotea Gómez. Meu corpo é um território político. Guatemala: Zazie Edições, 2020. Disponível em: < https://zazie.com.br/wp-

content/uploads/2021/05/GOMEZGRIJALVA-5.pdf>. Acesso em: 17 abril 24.

MOMBELLI, Neli Fabiane; TOMAIM, Cássio dos Santos. Análise fílmica de documentários: apontamentos metodológicos. Minas Gerais: JF: Lumina. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Juiz de Fora, 2014, vol. 8, n 2. ISSN 1981-4070

MORAES, Daniela Beny Polito. Ogunhiê! A corporeidade e a poética de Ogum no Terreiro de Umbanda Aldeia dos Orixás em aproximações e distanciamentos com o trabalho do/a ator/atriz. 2023. Bahia, Salvador. (Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia). Disponível em:

<https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37323/1/Tese%20A%20corporeidade%20e%2 0a%20po%c3%a9tica%20de%20Ogum.DANIELA%20BENY%20P%20MORAES.pdf>. Acesso em: 17 ago 2025.

TRINDADE, Azoilda. Fragmentos de um Discurso sobre Afetividade. In: BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto; BENEVIDES, Ricardo. (Org.). Saberes e Fazeres, vol.1: Modos de Ver. 1ªed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

TRINDADE, Azoilda Loretto da (org.). Africanidades brasileiras e educação: salto para o futuro. Rio de janeiro: TV escola /MEC, 2013.

Téléchargements

Publiée

03-12-2025