A falácia do sucesso empreendedor

Autores/as

  • Karlili Trindade Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Comunicação. Internet. Narrativa. Neoliberalismo Introdução

Resumen

Uma nova configuração social está se desenvolvendo a partir de mudanças na econômia, nos avanços tecnológicos, na precarização do trabalho e na redução dos direitos. Em paralelo, o empreendedorismo surge como solução para o futuro. Os dados do empreendedorismo são promissores, se observado o número de pessoas que abrem uma empresa ou que se tornam microempreendedores, mas revelam uma realidade bem diferente quando se analisa o número de negócios que fecham em pouco tempo, a renda mínima que cada empreendedor consegue ganhar, as condições de trabalho e os impactos na saúde mental. Por que tantos perfis nas redes sociais digitais exploram a ideia de sucesso atrelado ao empreendedorismo? Para Dardot e Laval (2016) isso se deve ao neoliberalismo que deseja transformar cada pessoa em um sujeito empreendedor. O objetivo do estudo é a análise da narrativa do sucesso empreendedor criada nas redes sociais digitais para a construção de um imaginário neoliberal. Analizando perfis, no Instagram, que possuem uma grande quantidade de seguidores e que falam sobre empreendorismo foi possivel identificar os discursos que alimentam essa narrativa. São discursos de autogerenciamento em que o sucesso depende do sujeito, mas que se ele fracassar, basta continuar tentando. Desse modo, o sujeito é responsável por qualquer resultado que aconteça e passa a alimentar a narrativa, se apropriando do discurso. Além disso, utilizam figuras públicas que passam a ideia de que basta ser jovem, ter uma ideia brilhante que o sucesso estará garantido. Essa narrativa lança as pessoas em uma nova corrida pelo ouro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karlili Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Citas

SAQUET, Marcos Aurélio. “Por uma Geografia das Territorialidades e das Temporalidades” Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

DARDOT, Pierre, LAVAL, Christian. “A Nova Razão do Mundo” São Paulo: Boitempo, 2016.

HOBSBAWM, Eric, RANGER, Terence. “A Invenção das Tradições”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/24/tecnologia/1416831260_738423.html Acessado em 09 de setembro de 2018.

Publicado

01-06-2020