Enquadramento do debate sobre aborto voluntário na Argentina no jornal Folha de S. Paulo

Autores/as

  • Eduarda Mathias Moro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Aborto. Projeto de Lei. Las Socorristas en Red. Folha de S. Paulo. Enquadramento

Resumen

Objetiva-se neste trabalho de iniciação científica um mapeamento dos textos produzidos e disponíveis no site do jornal Folha de S. Paulo durante o ano de 2018. Esse período de intensa discussão acerca do projeto de lei que permitiria o aborto voluntário na Argentina, o que acabou por influenciar nas pautas do jornalismo brasileiro. Pressupondo que a prática jornalística tradicional (re) produz implícita e explicitamente ideias hegemônicas, aqui, analisaremos, sobretudo, a ideologia de maternidade compulsória na mídia. Para essa finalidade, este estudo de caso debruça-se na análise de enquadramentos que os jornalistas da
Folha deram à temática da liberdade reprodutiva e não reprodutiva da mulher na época dos fatos. Com o intuito de definir se o discurso de um dos mais influentes jornais do país é hegemônico ou não, é necessário identificar pistas que denunciam as produções de sentido por meio da escolha de um vocabulário particular, mecanismos de ênfase e exclusão na seleção de fatos e na indicação de definidores primários como fontes que sustentam certo posicionamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduarda Mathias Moro, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo – Ufes

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador do Programa de Graduação em Comunicação Social – Ufes

Citas

BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. 8 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BRASIL. Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Rio de Janeiro, 7 dez. 1940. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/del2848compilado.htm>. Acesso em 30 abr. 2019.

DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; MADEIRO, A. Pesquisa Nacional de Aborto 2016.Ciênc. saúde coletiva [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.653-660. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n2/1413-8123-csc-22-02-0653.pdf>. Acesso em 18 mai.2019.

PENA, F. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

PORTO, M. Enquadramentos da Mídia e Política. In: XXVI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), 2002, Caxambu. Anais do XXVI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Caxambu: Anpocs,2002.

PROYECTO de Ley de Interrupción Voluntaria del Embarazo. Disponível em: <http://www.abortolegal.com.ar/proyecto-de-ley-presentado-por-la-campana/>.Acesso em: 30 abr. 2019.

SOUZA, Rafael Bellan Rodrigues de. Ontologia do jornalismo: trabalho,hegemonia e produção de sentido (ONTOJOR). 2018. Projeto de pesquisa.Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, UniversidadeFederal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

Publicado

01-06-2020