As Câmeras DSLR na democratização da produção audiovisual

Autores/as

  • Raysa Calegari Aguiar Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Menotti Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

DSLR, democratização, audiovisual, ABD, produção

Resumen

O presente trabalho resume a pesquisa que analisa a hipótese de uma democratização da produção audiovisual a partir da chegada da funcionalidade de vídeo às máquinas fotográficas profissionais do tipo ​Digital Single Lens Reflex (DSLR). Parte-se do princípio de que com a crescente digitalização os meios de produção audiovisual tornaram-se, a cada salto geracional, mais baratos e mais acessíveis. A diferença que motiva a hipótese levantada no trabalho é que, no caso das DSLR passou-se então a aproximar a produção de vídeo a uma estética mais parecida a das grandes produções profissionais, principalmente devido à profundidade de campo e a capacidade de troca das lentes, tarefa impossível com as ​camcorders tradicionais de preço acessível. O objeto de pesquisa a ser analisado são as edições da Mostra Produção Independente realizada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba) até sua 14ª edição. A metodologia utilizada na pesquisa será, num primeiro momento, análise documental das edições da Revista Milímetros, publicação catálogo da mostra que traz a ficha técnica de todos os concorrentes e, num segundo momento, entrevista com realizadores participantes das edições. A pesquisa encontra-se em fase de levantamento de dados que, em um momento posterior, serão analisados sob a ótica das teorias da comunicação.

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Biografía del autor/a

Raysa Calegari Aguiar , Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Gabriel Menotti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Citas

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Publicado

01-06-2020