#OCUPAES: MIDIATIVISMO E A PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS INFORMACIONAIS INDEPENDENTES
Palabras clave:
Ativismo digital. Resistência. Midiativismo. Ocupações. Facebook.Resumen
O presente trabalho analisa a produção de narrativas biopolíticas do coletivo Ninja ES durante os dias de ocupação escolares no Espírito Santo em 2016, evento que ficou conhecido como #OcupaES. A análise engloba 941 postagens realizadas na página do coletivo Ninja ES no Facebook, em outubro, novembro e dezembro de 2016. A partir da sistematização e da modelagem dos dados obtidos, conseguimos identificar as principais características enunciativas e categorias temáticas das publicações do Ninja ES. Também investigamos as características da atividade midiativista no Espírito Santo, compreendendo sua dinâmica própria, que vai além do antagonismo com a imprensa local. Entendemos que o Ninja ES se consolidou como uma verdadeira agência de notícias durante o período de ocupação das escolas públicas do Espírito Santo, convertendo-se em um hub midiático de conteúdo alternativo, construído a partir de narrativas independentes elaboradas pelos midiativistas. A partir da análise de conteúdo do material coletado na página do Ninja ES no Facebook, defendemos que o coletivo de mídia livre estabelece atividades sociais que criam pertencimento nas redes sociais digitais — no caso narrativas jornalísticas elaboradas por comunicadores autônomos —,configurando um território informacional independente.
Descargas
Citas
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LEMOS, André. Mídia locativa e territórios informacionais. In: SANTAELLA, Lúcia; ARANTES, Priscila (org.). Estéticas Tecnológicas. São Paulo: EDUC, 2007.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
REIS, Ruth; ZANETTI, Daniela. Comunicação e territorialidades: em torno do poder e da cultura. In: REIS, Ruth; ZANETTI, Daniela (orgs.). Comunicação e territorialidades. Vitória: Edufes, 2017.
SACK, Robert David. O significado de territorialidade. In: DIAS, Leila C. & FERRARI, Maristela (orgs.) Territorialidades humanas e redes sociais. Florianópolis: Insular, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Temas e dilemas do pós-digital. São Paulo: Paulus, 2016.
SAQUET, Marcos Aurelio. Por uma abordagem territorial. In: SAQUET, M.A.; SPOSITO, Eliseu S. (orgs.). Territórios e territorialidades. Rio de Janeiro: Consequência, 2015