COMUNICAÇÃO E SENTIDOS DOS HUMANOS VIRTUAIS: REFLEXÕES SOCIOSSEMIÓTICAS
Palabras clave:
Humanos virtuais, Semiótica, PublicidadeResumen
Com o objetivo de se apreender a construção dos sentidos, presença e interação dos humanos virtuais tanto em sua constituição como sujeitos quanto em suas utilizações comunicacionais e mais especificamente publicitárias, esta pesquisa recorre ao referencial teórico-metodológico da semiótica francesa para estudar a humana virtual Lu do Magalu em diversos textos. Se tratando de pesquisa em andamento, este artigo traz uma breve fundamentação teórica do objeto e apresenta as escolhas tomadas na elaboração do projeto e desenvolvimento inicial da pesquisa. Apresenta-se o quadro teórico de base como ancorado em alguns pilares teóricos, o principal deles o da semiótica, através da qual se realiza o estudo do plano de conteúdo, conforme Greimas (1975; 2014) e Barros (1990), do plano de expressão, conforme Floch (2001), Pietroforte (2004; 2007) e Mancini e Gomes (2021), e dos modos de presença e regimes de interação, conforme Landowski (2002; 2014) e Oliveira (2013; 2016), entre outros. Outro pilar, o da questão dos humanos virtuais, apresenta-se como fundamentado inicialmente em Burden e Savin-Baden (2019), e a ligação entre os humanos virtuais e publicidade é feita através da teoria sobre os sentidos publicitários dos mascotes (PÉREZ, 2011). Apresenta-se também os resultados de uma fase inicial exploratória onde se analisa o panorama geral dos humanos virtuais e suas identidades e se busca um mapeamento da presença da humana virtual Lu nos territórios da internet.
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Citas
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