COMUNICAÇÃO E SENTIDOS DOS HUMANOS VIRTUAIS: REFLEXÕES SOCIOSSEMIÓTICAS

Auteurs

  • Daniel Rossmann Jacobsen Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Humanos virtuais, Semiótica, Publicidade

Résumé

Com o objetivo de se apreender a construção dos sentidos, presença e interação dos humanos virtuais tanto em sua constituição como sujeitos quanto em suas utilizações comunicacionais e mais especificamente publicitárias, esta pesquisa recorre ao referencial teórico-metodológico da semiótica francesa para estudar a humana virtual Lu do Magalu em diversos textos. Se tratando de pesquisa em andamento, este artigo traz uma breve fundamentação teórica do objeto e apresenta as escolhas tomadas na elaboração do projeto e desenvolvimento inicial da pesquisa. Apresenta-se o quadro teórico de base como ancorado em alguns pilares teóricos, o principal deles o da semiótica, através da qual se realiza o estudo do plano de conteúdo, conforme Greimas (1975; 2014) e Barros (1990), do plano de expressão, conforme Floch (2001), Pietroforte (2004; 2007) e Mancini e Gomes (2021), e dos modos de presença e regimes de interação, conforme Landowski (2002; 2014) e Oliveira (2013; 2016), entre outros. Outro pilar, o da questão dos humanos virtuais, apresenta-se como fundamentado inicialmente em Burden e Savin-Baden (2019), e a ligação entre os humanos virtuais e publicidade é feita através da teoria sobre os sentidos publicitários dos mascotes (PÉREZ, 2011). Apresenta-se também os resultados de uma fase inicial exploratória onde se analisa o panorama geral dos humanos virtuais e suas identidades e se busca um mapeamento da presença da humana virtual Lu nos territórios da internet.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Daniel Rossmann Jacobsen, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.

BURDEN, David; SAVIN-BADEN, Maggi. Virtual Humans: Today and Tomorrow. Boca Raton, Florida (EUA): CRC Press, 2019.

FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em Semiótica geral. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001. (Documentos de estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 1).

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o Sentido: ensaios semióticos. Tradução de Ana Cristina Cruz Cezar et al. Petrópolis: Vozes, 1975.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Edusp; Nankin, 2014.

HELLÍN, Pedro. Prefácio. In: PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Barueri: Estação das Letras e Cores: 2014.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MANCINI, Renata; GOMES, Regina (Orgs.). Semiótica do sensível: questões do plano da expressão. São Paulo: Mackenzie, 2021.

OLIVEIRA, Ana Claudia de (Ed.). As interações sensíveis: Ensaios de sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2013.

OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). Sentido e interação nas práticas: comunicação, consumo, educação, urbanidade. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2016.

PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Análise do texto visual: a construção da imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Téléchargements

Publiée

17-03-2022