O CONSUMO, A PUBLICIDADE E A PRESENÇA DA MULHER NEGRA NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA
Palabras clave:
Consumo, Publicidade, Mulher negraResumen
Este artigo apresenta discussões iniciais que fazem parte de uma pesquisa de mestrado sobre a presença da mulher negra na publicidade de mídia impressa, em especial aquela veiculada em revistas femininas. A finalidade é, por meio de pesquisa bibliográfica, apresentar algumas contribuições teóricas que versam sobre o consumo enquanto sistema de classificação, significação e informação que traduz relações sociais. Ao mesmo tempo, o objetivo é relacioná-lo com a publicidade, levando-se em consideração a importância desta como veículo de operação pública do código do consumo. Em seguida, busca-se apresentar algumas das estratégias da publicidade antirracista no combate ao processo histórico de invisibilidade e reprodução de estereótipos de negras e negros na mídia nacional, em especial da mulher negra, marcada pela interseccionalidade de opressões de gênero e raça. As estratégias mencionadas são a atenção ao colorismo, a adoção de práticas como o politicamente correto e a veiculação de narrativas contraintuitivas e contraestereotípicas.
Descargas
Citas
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2008.
CANCLINI, Néstor Garcia; MANTECÓN, Ana Rosas. Néstor Garcia Canclíni & Ana Rosas Mantecón: del consumo al acceso. Youtube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_NfmRnYLb08. Acesso em: 25 set. 2021.
CARRASCOZA, João. Publicidade: o sonho do consumo e a realidade da produção. In: Comunicação e culturas do consumo. BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). São Paulo: Atlas, 2008.
DAVIS, Angela. As mulheres negras na construção de uma nova utopia. Geledés, 12 set. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/as-mulheres-negras-na-construcao-de-uma-nova-utopia-angela-davis/. Acesso em: 04 out. 2021.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
LEITE, Francisco. Para pensar uma publicidade antirracista: entre a produção e o consumo. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA-USP, 2019.
ROCHA, Everardo. “Coisas estranhas, coisas banais: notas para uma reflexão sobre o consumo”. In: ROCHA, Everardo. ALMEIDA, Maria Isabel M. de. EUGENIO, Fernanda (orgs). Comunicação, Consumo e Espaço Urbano: novas sensibilidades nas culturas jovens. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio e Mauad Editora, 2006.