“QUEM QUISER QUE ME SIGA” – INCURSÕES SOBRE O VÍDEO PUBLICITÁRIO DO PROGRAMA ESTADO PRESENTE
Palabras clave:
Publicidade, Juventude, Situação de vulnerabilidade, SociossemióticaResumen
Apresenta análise parcial do vídeo publicitário Estado Presente (2019), integrante do corpus de pesquisa de mestrado que investiga discursos sobre a juventude em situação de vulnerabilidade em programas sociais do Governo do Espírito Santo. Por teoria-metodologia, se embasa no percurso gerativo de sentido da semiótica e na sociossemiótica de Landowski (2012), em especial suas reflexões sobre identidade e alteridade. O discurso é construído sobre a oposição semântica /transformação/ versus /inércia/. No nível narrativo, o vídeo sugere que as juventudes-alvo da ação devem ser modalizadas primeiramente com o querer para, então, poderem transformar suas trajetórias de vida, por intermédio das oportunidades oferecidas pela iniciativa pública. No encalço, o enunciador Governo do Estado se constrói como indivíduo de referência e, paralelamente, põe em circulação o sentido de juventudes como segregados, oferecendo-lhes uma oportunidade de assimilação ao seio coletivo. Há o entendimento de que o grupo em tal contexto é responsável pelos próprios atos e futuro, o que leva a questionar o que, de fato, o programa social se propõe a fazer.
Descargas
Citas
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2011.
ESPÍRITO SANTO (ESTADO). Secretaria de Estado de Direitos Humanos - SEDH. Manual apresenta dados do Eixo Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. 2019. Disponível em: https://sedh.es.gov.br/Not%C3%ADcia/manual-apresenta-dados-do-eixo-protecao-social-do-programa-estado-presente-em-defesa-da-vida. Acesso em: 7 out. 2020.
FIORIN, José. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2000.
Estado Presente, 2019. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Governo do ES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KGJPyy_FChw. Acesso em 15 nov. 2021.
GREIMAS, Algirdas Julius; COURTÈS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Vários tradutores. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2012.
______. Com Greimas: Interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2017.