Esta es un versión antigua publicada el 16-12-2023. Consulte la versión más reciente.

EDITORIAL - AFETAÇÕES NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES

DIÁLOGOS INTERSECCIONAIS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores/as

  • Sérgio Rodrigo da Silva FERREIRA Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

editorial, comunicação, territorialidades, gênero, sexualidade

Resumen

A 8ª edição do Seminário de Comunicação e Territorialidades, realizado em Vitória, destacou a relevância da diversidade de gênero e sexualidade na contemporaneidade. Com mesas-redondas e contribuições acadêmicas, o evento promoveu debates enriquecedores, refletidos nos anais, que abordam a necessidade de pesquisas em comunicação impulsionadas para a transformação social. Essa edição enfatizou a luta LGBTQIAPN+ como parte integrante dos movimentos sociais, exigindo ações urgentes diante de desafios como a violência e discriminação. As teorias de gênero e sexualidade analisadas ressaltam a influência das tecnologias sociais na identidade humana. Essas reflexões buscam inspirar novas pesquisas e ações para uma sociedade mais inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COLLINS, Patricia Hill. Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica. São Paulo: Boitempo, 2022.

DE LAURETIS, Teresa. A tecnologia de Gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (org.). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206–242.

HARAWAY, Donna. “Gênero” para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra*. Cadernos Pagu, n. 22, p. 201–246, 2004.

PRECIADO, Paul B.. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

Publicado

16-12-2023

Versiones