OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE EM ARTICULAÇÃO COM OS VALORES-NOTÍCIA NO JORNALISMO AMBIENTAL

Autores/as

  • Ana Carolina Poleze Messias Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ruth de Cássia dos Reis Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Objetividade, Subjetividade, Valores-notícia, Jornalismo Ambiental

Resumen

O estudo traz uma reflexão sobre as noções de objetividade e subjetividade utilizadas no jornalismo e como são articuladas com os valores-notícia. Entendemos a objetividade e a subjetividade como simultâneas, sem possuírem uma ligação dicotômica, como são usualmente interpretadas.  Também entendemos que intercedem nessa relação os valores-notícias do jornalista para a produção de um texto objetivo, mas questionamos se no jornalismo há possibilidade de manifestações subjetivas. Para isso, utilizamos o jornalismo ambiental, especialmente da forma em que é realizado na plataforma Sumaúma, como exemplo. Concluímos que o jornalismo ambiental possui seus próprios critérios de noticiabilidade, permite uma narrativa mais subjetiva e propõe um comportamento ativista e engajado.

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Poleze Messias, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); integrante no Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Discurso (Grudi/UFES).

Ruth de Cássia dos Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); coordenadora Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Discurso (Grudi/UFES).

Citas

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Publicado

11-12-2024