O JORNALISMO CONTRA-HEGEMÔNICO NO ES E A CRISE DO CAPITAL: uma análise das rotinas produtivas do Século Diário
Résumé
Este artigo faz parte de uma pesquisa, mais ampla, sobre o Jornalismo contra-hegemônico do Século Diário (www.seculodiario.com.br), como alternativo da imprensa do Espírito Santo. Na luta por uma proposição diferente do status quo, o Jornalismo como atividade intelectual e, ao mesmo tempo, como forma de conhecimento (GENRO FILHO, 1985), encontra valor no seu “modo” alternativo no momento que desempenha um importante papel de contrapoder no combate às versões “oficiais” da mídia dominante que tendem a não contar, ou contar de forma não adequada à singularidade dos fatos, todos os lados da história.
Téléchargements
Références
BRITTES, J.(Org.). Imprensa Capixaba: Aspectos Históricos da Imprensa Capixaba. Vitória, ES: EDUFES, 2010.
DUARTE, J., BARROS, A. (org.) Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2009.
GENRO FILHO, A.. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê!, 1987.
NEVEAU, E. As noticias sem jornalistas: uma ameaça real ou uma história de terror. Revista Brazilian Journalism Research – Vol, Número 1, 2010. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/246 . Acesso em 07. out. 2018.
PERUZZO, C. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, jun. 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2108/1247. Acesso em 7.out. 2018
SOARES, M.. Representações, jornalismo e a esfera pública democrática. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009.
TUCHMAN, G. La producción de la noticia: Estudio sobre la construcción de la realidade. Barcelona: Bosch, 1993.
VIZEU, A. O newsmaking e o trabalho de campo. In: Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. 3° ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.