O Shopping Vitória e seus discursos: uma análise do Gourmet Place
Mots-clés :
consumo. publicidade. semiótica. shopping center.Résumé
Neste artigo, buscamos analisar os discursos do Shopping Vitória, o primeiro grande shopping center do Espírito Santo. Para isso, levamos em consideração também outras marcas presentes em seu espaço e tomamos como recorte o Gourmet Place, uma área constituída por diversos restaurantes. Amparados no referencial teórico-metodológico da semiótica discursiva, e em seu desdobramento nos estudos da plasticidade, observamos que os discursos produzidos nesse ponto específico do empreendimento são variados, o que implica diferentes enunciatários. A partir da observação das fachadas dos restaurantes ali alocados, verificamos temáticas e efeitos de sentido que marcam diferenças entre cada um deles. Contudo, tais estabelecimentos também apresentam semelhanças plásticas entre si. Com a análise, concluímos, ainda, que o Shopping Vitória recupera em
seus discursos a dinâmica da cidade: imprime relevância sobre o Gourmet Place e o constitui como um simulacro de espaço público, por meio de figuras – portal, placa de sinalização, toldos, cercas, etc. – que projetam uma imitação de rua ladeada por restaurantes.
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Références
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