O PAPEL DO JORNALISMO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IMAGEM DO AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE DAS MANCHETES DO JORNAL A TRIBUNA

Auteurs

  • Nathália Esteves da Silva Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mots-clés :

Mídia. Agronegócio. A Tribuna. Análise de Conteúdo.

Résumé

Este texto busca compreender qual tem sido o papel do jornalismo no processo de construção da imagem do agronegócio na mídia, a partir da ideia de eficiência produtiva do setor. Para isso, lançará um olhar sobre as matérias publicadas pelo jornal capixaba A Tribuna, mais especificamente as manchetes sobre o agronegócio do eucalipto, na figura da multinacional Suzano S.A. Como ferramental teórico-metodológico, optou-se pela Análise de Conteúdo, recorrendo a autores como Laurence Bardin (1997, 2006), Danilo Rothberg (2007) e Luana Bonone (2016). Os resultados revelaram que os discursos promovidos por A Tribuna, sobre o tema, tendem a construir uma imagem desenvolvimentista do setor, projetando o agronegócio como sendo o modelo mais eficiente e produtivo para o desenvolvimento da economia capixaba e nacional. Ao mesmo tempo que desconsidera todos os impactos humanos, econômicos, sociais e ambientais produzidos pela produção em larga escala da monocultura do eucalipto, para abastecer o mercado internacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Nathália Esteves da Silva Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, Martins Fontes, 1977.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. Ed. Lisboa: Ed. 70, 2006.

BONONE, Luana Meneguelli. Construção de método para pesquisas de Frame Analysis. Estudos em jornalismo e mídia. Santa Catarina, v.15, n.1, 2016. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2016v13n2p78/33613. Acesso em: 24/10/18.

CANUTO, Antônio. Agronegócio: a modernização conservadora que gera exclusão pela produtividade. Revista Nera, n. 5, p. 1-12, 2004.

CHÃ, Ana Manuela de Jesus. Agronegócio e indústria cultural: estratégia das empresas para a construção da hegemonia. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista ―Júlio de

Mesquita Filho‖ (Unesp), São Paulo, 2016.

CORNU, Daniel. Ética da Informação. São Paulo: EDUSC, 1998. DE PAIVA JACOBINI, Maria Lucia. O jornalismo econômico e a concepção de mercado:Uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Brazilian Journalism Research, v. 4, n. 2, p. 190-209, 2008.

IANNI, Octavio. Origens agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 2004.

LIMA, Adelso Rocha; GIRARDI, Eduardo Paulon; MANCIO, DANIEL; NUNES, Diorgines da Costa. Impactos da Monocultura de Eucalipto Sobre a Estrutura Agrária nas Regiões Norte e Central do Espírito Santo. Revista Nera 34, p. 12-36, 2016.

MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos: jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

ROTHBERG, Danilo. Enquadramento e metodologia crítica de mídia. In: 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2007. Aracaju: Intercom, 2007.

Téléchargements

Publiée

28-09-2020