TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE, PUBLICIDADE E CONSUMO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS DISCURSOS INSERIDOS NAS EMBALAGENS DE COSMÉTICOS PARA CABELOS CRESPOS E CACHEADOS
Mots-clés :
Consumo. Territorialidades. Publicidade. Mulher negra. Embalagem.Résumé
Nos últimos anos, acompanha-se um movimento de valorização dos cabelos crespos e cacheados que influencia uma mudança no mercado de cosméticos capilares, no qual ocorre um aumento expressivo da quantidade de produtos disponíveis para esse público. Nesse cenário, observam-se mudanças nos padrões de consumo de cosméticos, que passam a abarcar questões identitárias e de pertencimento. Em conjunto com as conexões e laços afetivos facilitados, em parte, pelas redes sociais digitais, essa mudança promove também transformações nos processos comunicacionais e publicitários. Para abordagem desses fenômenos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica na tentativa de compreender os conceitos de território e territorialidade no encadeamento desses aspectos, e discutir os discursos das marcas ao investir no estreitamento do relacionamento com seu público. Essa construção ultrapassa as fronteiras do digital e passa a constituir meios da publicidade tradicional, sendo as embalagens de cosméticos capilares um exemplo desse prolongamento.
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Références
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