A JUVENTUDE NA PUBLICIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Auteurs

  • Guilherme Paulino Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Flavia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mots-clés :

Publicidade. Juventude. Jovens. Revisão de literatura.

Résumé

Apresenta visão parcial da revisão de literatura da pesquisa de mestrado em andamento, que investiga a presença da juventude periférica na publicidade governamental. Detalha-se os resultados obtidos com os descritores publicidade e juventude . A maior parte dos textos busca compreender a juventude como argumento publicitário. Excetuam-se poucos artigos na articulação entre saúde, juventude e publicidade. No levantamento, a noção de consumo é central nos objetivos de pesquisa. No entanto, o jovem da periferia se encontra ausente das discussões. Há poucos trabalhos voltados para a publicidade de interesse público.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Guilherme Paulino Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando do curso de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Flavia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

AIELLO, Carlos Henrique. Espelhamentos miméticos nos fenômenos adultescentes e in- fantescentes : a glamourização da juventude na produção publicitária. São Paulo, 2015, 216f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática. Universidade Paulista, São Paulo, 2016.

ALVES, Ana Carolina F. de O. A imagem na publicidade para adolescentes: característica e produção de sentido . 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. [Institui o Estatuto da Juventude e dispõe o Sistema Nacional de Juventude – SINA- JUVE]. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, 5 ago. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em 18 jul. 2020.

_____. Secretaria de Governo. Índice de vulnerabilidade juvenil à violência 2017 : desigualdade racial, municípios com mais de 100 mil habitantes. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2017. Disponível em: https://unes- doc.unesco.org/ark:/48223/pf0000260661. Acesso em: 26 jul. 2020.

ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Governo. Jovens Valores . c2015-2020. Disponível em: https:// www.es.gov.br/jovens-valores. Acesso em: 26 jul. 2020.

_____. Secretaria de Educação. Escola de Tempo Integral . c2015-2020. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/escola-viva. Acesso em: 26 jul. 2020.

_____. Secretaria de Estado de Direitos Humanos - SEDH. Ocupação Social . 2016. Dispo- nível em: https://www.es.gov.br/escola - viva. Acesso em: 26 jul. 2020.

_____. Secretaria de Estado de Direitos Humanos - SEDH. Manual apresenta dados do Eixo Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida . 2019. Disponível em:https://sedh.es.gov.br/Not%C3%ADcia/manual-apresenta-dados-do-eixo-protecao-socialdo-

programa-estado-presente-em-defesa-da-vida. Acesso em: 26 jul. 2020.

_____. Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional - SECTI. Fun- dação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. Programa NossaBolsa . c2015- 2020. Disponível em:https://fapes.es.gov.br/nossabolsa. Acesso em: 26 jul. 2020.

FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal B. Significando opostos: quando o diferente é aparência na publicidade. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 31., 2008, Natal. Anais Natal: Intercom, 2008. Disponível em: http://www.intercom. org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0037-1.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal B.; BARBATO, Silviane B. Uma proposta metodológica para entender a publicidade baseada no ser jovem. In: II Pró-Pesq – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2., 2011, São Paulo. Anais São Paulo: Schoba, 2011. p. 689-700. Disponível em: https:// www.abp2.org/e-books. Acesso em: 30 mai. 2020.

GOMES, Neusa D.; CASTRO, Maria Lília Dias de. Publicidade: um olhar metodológico. In: PEREZ, Clotilde;

BARBOSA, Ivan Santo (orgs.). Hiperpublicidade : fundamentos e interfa- ces. São Paulo: Cengage Learning,

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação . Disponível em: htt ps://www.ibge.gov.br/apps/popul a cao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popclock. Acesso em: 28 jun. 2020.

IJSN – INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES. Relatório Anual de Monitoramento e Avaliação - Ciclo 2018 . Vitória, 2019. Disponíve l em: http://www.ijsn.es.gov.br/artigos/5341-relatorio-anual-de-monitoramento-e-avaliacao. Acesso em: 27 jul. 2020.

______. Relatório Anual de Monitoramento e Avaliação – Ciclo 2019. Vitória, 2020. Disponível em: http://ijsn.es.gov.br/artigos/5619-relatorio-anual-de-monitoramento-e-avaliacao- ciclo-2019. Acesso em: 27 jul. 2020.

MACHADO, Mônica. Consumo e politização : discursos publicitários e novas formas de en- gajamento juvenil. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comuni- cação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

LACERDA, Juciano de S. Usos e apropriações das campanhas midiáticas de prevenção das DST/Aids entre adolescentes e jovens do bairro de Mãe Luiza, Natal-RN. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 36., 2013, Foz do Iguaçu. Anais Foz do Iguaçu: Intercom, 2013. Disponíve l em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-0056-1.pdf. Acesso em: 25 mai. 2020.

LACERDA, Juciano de S. et al. Velhas metáforas e o desafio de descentralizar os lugares de interlocução na publicidade para uma cidadania comunicativa na prevenção das DST/Aids. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 37., 2014, Ma- naus. Anais Manaus: Intercom, 2014. Disponíve l em:http://www.intercom.org.br/papers/ nacionais/2014/resumos/R9-0859-1.pdf. Acesso em: 25 mai. 2020.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro . São Paulo: Perspectiva, 2012.

PEREIRA, Cláudia. O conceito de “juventude” na Publicidade: modernidade, felicidade, sociabilidade, amizade e liberdade. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 32., 2009, Curitiba. Anais Curitiba: Intercom, 2019. Disponível em:

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0741-1.pdf. Acesso em: 25 mai. 2020.

_____. Na página ímpar, os jovens de 1968: publicidade e representações sociais nas revis- tas veja e realidade. Galáxia . São Paulo, v. 14, n. 28, p. 217-234, dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982- 25532014000200018&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2020.

PEREIRA, Cláudia; SENA, Eduardo Jardim. O paradoxo hipster: sobre representações, publicidade e subculturas. Alceu . v. 16, n. 32, p. 107-119, jan./jul. 2016. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/pp%20107-119.pdf. Acesso em: 31 mai. 2020.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z : como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Téléchargements

Publiée

28-09-2020