A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS PELO CINECLUBE JECE VALADÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Mots-clés :
Cineclubes, Pandemia, Plataformas virtuais, Espírito SantoRésumé
Este paper apresenta um relato de experiência do projeto “Cinema e Proteção Mútua”, realizado pelo Cineclube Jece Valadão, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), no período de março de 2020 a abril de 2021. O objetivo é fazer uma primeira aproximação às questões abordadas em nossa pesquisa sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na atividade cineclubista do Espírito Santo, atualmente em andamento no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo. Desse modo, descrevemos atividades do Cineclube Jece Valadão organizadas a partir de diferentes plataformas virtuais – levando em conta as especificidades de cada uma –, como alternativa à impossibilidade de encontros presenciais entre os cineclubistas. O texto também aborda alguns conceitos que nos ajudam a entender melhor a ideia de “cineclube”, a partir de definições elaboradas por instituições de referência no campo da cultura e por discussões fomentadas por pesquisadores que se detiveram sobre o tema.
Téléchargements
Références
ANCINE – Agência Nacional de Cinema. Instrução Normativa nº 63. Brasília, 20 de outubro de 2007. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=76976. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
ALBUQUERQUE, Antonia Lucelma Pessoa. Presença em Mundos Virtuais. Relatório Técnico. Instituto de Matemática Pura e Aplicada: Rio de Janeiro, jun. 2002.
Cineclube. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14347/cineclube. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de Experíência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia. v. 19, n.1, p. 223-237. UERJ: Rio de Janeiro, jan./abr. 2019.
IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves. Governo do Estado do Espírito Santo. Programa ES+Criativo – Segmento: Audiovisual. Relatório completo 2020. Disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/artigos/5620-plano-es-criativo-segmento-audiovisual. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
MACEDO, Felipe. “Cineclube e autoformação do público”. In: ALVES, Giovanni; MACEDO, Felipe (org.). Cineclube, cinema & educação. 1. ed. Londrina: Praxis; Bauru: Canal 6, 2010. p. 27-54.
________________. O que é cineclube. In: Cineclube, 2004. Disponível em: http://cineclube.utopia.com.br/clube/o_que_e.html. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
MIGLIORIN, Cesar; RESENDE, Douglas; VIVIANE, Cid; MEDRADO, Arthur. Cinema de grupo: notas de uma prática de educação e cuidado. Revista GEMInIS, v. 11, n. 2, p. 149-164. Universidade Federal de São Carlos, mai./ago. 2020.
SCHUINA, L. G. B. (et al). Revista Cineclube Jece Valadão. Ano IX, n. 10. Cachoeiro de Itapemirim: Gracal, abr. 2021. Disponível em: https://issuu.com/cineclubejecevaladao/docs/revista_cineclube_2_-_final. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
SILVA, Eduardo Lima. Campo do cineclubismo brasileiro: uma análise dos interesses em jogo no período de rearticulação do movimento cineclubista. Dissertação (Mestrado em Administração). Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 14-20, 2014.
WEINSBERG, Jean-Louis. “Paradoxos da teleinformática”. In: PARENTE, André (org.). Tramas da Rede. Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. 2. reimp. Porto Alegre: Sulina, 2013.
FILMES CITADOS
ACORDA, Raimundo... Acorda!. Direção de Alfredo Alves. São Paulo: Ceta-Ibase/Iser Vídeo, 1990. 1 vídeo (16 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HvQaqcYQyxU. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
ARÁBIA. Direção de Affonso Uchôa e João Dumans. Belo Horizonte: Embaúba Filmes, 2017. 1 vídeo (96 min.). Vimeo On Demand.
CÓRREGO Grande, 13. Direção de Carol Covre. Vitória: Pique-bandeira Filmes, 2015. 1 vídeo (13 min.). Arquivo digital cedido pela produtora.
DIVINA Luz. Direção de Ricardo Salles de Sá. Vitória: Interferências Filmes e Projetos, 2017. 1 DVD (15 min.)
ELES não Usam Black-tie. Direção de Leon Hirszman. São Paulo: Embrafilmes, 1981. 1 DVD. (123 min.)
ESTADO Itinerante. Direção de Ana Carolina Soares. Belo Horizonte: A Itinerante Filmes, 2015. 1 vídeo (25 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2OFUsCUP6Y. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
KBELA. Direção de Yasmin Thayná. Rio de Janeiro: Produção independente, 2015. 1 vídeo (21 min.). Disponível em: https://kbela.org/assista-kbela/. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
LABOR. Direção de Thiago Moulin. Vila Velha; Vitória: Pai Grande/Pique-Bandeira Filmes. 1 vídeo (14 min.). Arquivo digital cedido pelas produtoras.
O EVANGELHO Segundo Jece Valadão. Direção de Joel Pizzini. Rio de Janeiro: Canal Brasil. 1 vídeo (50 min.). Arquivo digital cedido pelo diretor.
PROTEÇÃO Mútua. Direção de Lucas Schuina. Cachoeiro de Itapemirim: Cineclube Jece Valadão, 2019. 1 vídeo (29 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Gr48ElXQua4. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
RAPSÓDIA para o Homem Negro. Direção de Gabriel Martins. Contagem: Filmes de Plástico, 2015. 1 vídeo (24 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qzWh3R7yNF8. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
TERRITÓRIO do Desprazer. Direção de Maíra Tristão e Mirela Marin. Vitória: Pique-Bandeira Filmes, 2017. 1 vídeo (17 min.). Arquivo digital cedido pela produtora.
VINILLIS Frutíferis (Revelando os Brasis – Ano V). Direção de Victorhugo Passabon Amorim. Vitória: Instituto Marlin Azul, 2015. 1 vídeo (16 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-giSNmwZdVk&t=30s. Acesso em: 13 de novembro de 2021.