A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO MITO SERGIO MORO NAS PÁGINAS DE VEJA E A SUA DESCONSTRUÇÃO EM CARTACAPITAL
Mots-clés :
Narrativa, Jornalismo, DiscursoRésumé
A pesquisa investiga, a partir de uma análise semiológica, como o conteúdo jornalístico publicado pela revista Veja, no período de 2014 a 2019, contribuiu para que o ex-juiz Sergio Moro fosse considerado um mito do herói nacional que irá livrar o Brasil da corrupção praticada por políticos e empresários alvos da operação Lava Jato. A investigação pretende discutir como a narrativa da revista semanal utilizou preceitos básicos do jornalismo como o conceito de verdade e o método da objetividade na composição de capas e reportagens para construir esse discurso antissistema personificado por um juiz cujos métodos não são contestados e põem em prática visões recorrentes na opinião pública reforçadas pelo senso comun. Por outro lado, pretende-se entender como a CartaCapital representou o magistrado durante a época escolhida para análise e comparar as duas formas de representação de Moro. Além do método semiológico para analisar o conteúdo jornalístico, a pesquisa propõe fazer entrevistas em profundidade com editores e diretores dos dois veículos a fim de estabelecer o diálogo entre a academia e o mercado de trabalho e entender como as rotinas produtivas influenciam na elaboração do produto final que vai ser publicado.
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