DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO: ESTRATÉGIA DISCURSIVA DE JAIR BOLSONARO CONTRA A VACINA DA COVID-19

Auteurs

  • Kennedy Anderson Cupertino de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ruth Reis Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Covid-19, Desinformação, Negacionismo, Vacina

Résumé

A desinformação e o negacionismo são os pontos principais deste artigo. O paper argumenta como a utilização de conteúdos fraudulentos e a negação dos acontecimentos históricos podem ser utilizados para legitimar narrativas paralelas aos fatos. Para isso, analisamos a estratégia discursiva do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro contra a vacina da covid-19 no Brasil. Consideramos como fundamento metodológico as premissas da análise de discurso francesa (FOUCAULT, 2008; PÊCHEUX, 2015; ORLANDI, 1999). O corpus deste artigo foi construído a partir de uma coleta no Twitter. Com o auxílio da ferramenta “twitonomy”, coletamos os tweets com as palavras-chave "vacina" e "vacinação" durante o mês de outubro de 2020 - mês de grande discussão sobre a aquisição de vacinas no Brasil. O Presidente Brasileiro Jair Messias Bolsonaro buscou através das publicações nas redes sociais digitais criar uma narrativa paralela aos fatos para desqualificar a vacina e a vacinação contra o coronavírus no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Kennedy Anderson Cupertino de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando (a) do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Ruth Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

NETO, Odilon Caldeira. Memória e justiça o negacionismo e a falsificação da história. V.2, n. 4, Londrina/PR, Antíteses, 2009. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2507. Acesso em: 07 nov. 2021

ORLANDI, Eni. Análise de discurso, princípios e procedimentos. Campinas, SP.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2012.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise de Discurso Digital: dicionário das formas e das práticas / Marie-Anne Paveau; Organizadores: Julia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. 1. Ed. - Campinas,SP : Pontes Editores, 2021.

PLANALTO. Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Youtube, 24 de mar. de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Vl_DYb-XaAE> acesso em: 14 nov. 2021

PÊCHEUX, Michel. Análise de discurso Michel Pêcheux. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. Disponível em: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=434. Acesso em: 11 ago. 2021.

RECUERO, Raquel da Cunha; SOARES, Felipe Bonow. O discurso desinformativo sobre a Cura da COVID-19 no Twitter estudo de caso. V. 24, jan–dez. E-Compós Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec. Acesso em: 03 nov. 2021

VIDAL-NAQUET, Pierre. Os assassinos da memória: Um Eichmann de papel e outros ensaios sobre o revisionismo. 1. Ed. Campinas, SP : Papirus, 1988.

VIGNOLI, Richele Grenge, Rabello, Rodrigo, e Almeida, Carlos Cândido de. Informação, Misinformação, Desinformação e movimentos antivacina materialidade de enunciados em regimes de informação. V. 26 (2021), Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75576. Acesso em: 06 nov. 2021

Téléchargements

Publiée

17-03-2022