O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DE UM EXÉRCITO DE EXPLORADOS

Auteurs

  • Karlili Trindade Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Bellan Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Empreendedorismo, Instagram, Neoliberalismo, Discurso

Résumé

O crescimento do empreendedorismo no Brasil é reflexo de um cenário que conjuga uma crise econômica, social, política e sanitária ao avanço de um projeto neoliberal que implementa medidas de austeridade que ampliam a precarização do trabalho e da vida. Um dos instrumentos neoliberais que estimulam esse crescimento é o discurso do empreendedorismo nas redes digitais como o Instagram. Esse discurso é também responsável pela formação de um grande contigente de trabalhadores explorados. A greve dos entregadores de aplicativos descortina a narrativa e expõe as condições reais de trabalho. Em julho de 2020, o Instagram se tornou palco do discurso do empreendedorismo nas hashtags #empreendedorismo e #brequedosapps, na primeira enquanto um discurso hegemônico e na segunda, contra-hegemônico. Após um levantamento das publicações a hipótese é de que o cotidiano narrado nas redes digitais propaga e facilita a assimilação dos elementos do discurso reforçando a ideologia neoliberal. E mesmo que existam publicações que confrontam esses elementos, não possuem o mesmo alcance. O neoliberalismo tem predominância na fabricação de sentido em uma plataforma que é parte de uma engranagem do poder hegemônico.

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Bibliographies de l'auteur

Karlili Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Rafael Bellan, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

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Publiée

17-03-2022