O SHOPPING VITÓRIA E SUA LOCALIZAÇÃO: SENTIDOS CONSTRUÍDOS NA CIDADE

Auteurs

  • Glauber P. Rocha Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Cidade, Semiótica, Shopping Center

Résumé

O Shopping Vitória está situado na Enseada do Suá, um famoso bairro da cidade de Vitória que abriga, além de áreas de moradia, diversas instituições públicas, atividades empresariais, a Praça do Papa e a conhecida Terceira Ponte. Ali, o primeiro grande shopping center da capital capixaba, inaugurado no início dos anos de 1990, pelo Grupo Buaiz, instala-se como um componente relevante e transformador do espaço que o circunda. Diante desse contexto, nesse artigo, procuramos analisar como o Shopping Vitória se insere nessa região onde está localizado e apreender os sentidos que daí derivam. Para isso, utilizamos como corpus fotografias adaptadas do Google Maps e recorremos ao arcabouço teórico-metodológico da semiótica para dar sustentação à análise. Nessa visada, compreendemos que o estabelecimento está alocado em um dos espaços mais privilegiados da cidade, apresenta-se com imponência e busca, ao mesmo tempo, isolamento e afastamento, como uma ilha dentro de outra ilha que é a cidade de Vitória.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Glauber P. Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 5 ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.

______. Prefácio à edição brasileira. In: GREIMAS, A. J. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014. p. 11-16.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. São Paulo: EDUSC, 2003.

MARTYNIUK, V. L. As visões interdisciplinares do consumo no ambiente contemporâneo e as contribuições da semiótica de Greimas para a compreensão desse fenômeno. In: OLIVEIRA, A. C. de; MARTYNIUK, V. L. (Org.). Sentidos do consumo: os desafios do cenário contemporâneo à luz da semiótica de Greimas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

ROCHA, G. P. Comunicação, consumo e cidade: os discursos de um shopping center. 2020. 260 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Territorialidades) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.

SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

SOUZA, F. M. dos S.; PIROLA, M. N. B. Marcas de um tempo: entre paisagens, cidade, publicidade e consumo. In: DADALTO, M. G.; REBOUÇAS, M. M. (Org.). Modos

Téléchargements

Publiée

17-03-2022