Ceci est une version obsolète publiée le 16-12-2023. Consultez la version la plus récente.

HUMANOS VIRTUAIS, PUBLICIDADE E MARCAS

EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Auteurs

  • Daniel Rossmann Jacobsen Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

humanos virtuais, publicidade e propaganda, ensino, relato de experiência

Résumé

Este artigo aborda a integração dos humanos virtuais no ensino de Publicidade e Propaganda, destacando a importância de introduzir temas contemporâneos em currículos acadêmicos. No contexto de uma indústria publicitária em constante evolução, a presença desses personagens digitais oferece oportunidades únicas de engajamento. O relato de estágio de docência realizado em uma turma de Publicidade e Propaganda discute a relevância do tema na formação de futuros profissionais, preparando-os para um mercado que demanda inovação e adaptação constante. A abordagem dinâmica visa não apenas enriquecer a experiência educacional, mas também proporcionar aos estudantes uma compreensão prática das tendências atuais na publicidade digital e a reflexão crítica sobre elas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARCOVERDE, Marcela Rochetti. “Cultura do cancelamento”: conflitos entre a expectativa e a “realidade” nas práticas de consumo em redes sociais digitais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO 2023, 2023, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas: Galoá, 2023. Disponível em: https://abre.ai/culturadocancelamento. Acesso em: 13 nov. 2023.

BAKLANOV, Nick. The Top Virtual Instagram Influencers in 2022. Hype - Journal, [s.l.], 21 dez. 2022. Disponível em: https://hypeauditor.com/blog/the-top-virtual-instagram-influencers-in-2022/. Acesso em: 17 mar. 2023.

COGUIEC, Eric le. Ficção, diário de campo e pesquisa-criação. Tradução de Mônica Fagundes Dantas. Cena, Porto Alegre, n. 20, p. 28-38, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/68331. Acesso em: 08 nov. 2023.

JACOBSEN, Daniel Rossmann. Humanos virtuais na publicidade: panorama e categorização. 2023. 255 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Territorialidades) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Versão para banca examinadora (versão final em vias de depósito).

LORENZANA, Pablo. Why Are Virtual Influencers So Popular in Brazil? Brazil's Impact, Explained / Por que os influenciadores virtuais são tão populares no Brasil. Virtual Humans, [s.l.], 30 ago. 2021. Disponível em: https://abre.ai/virtualbrazil. Acesso em: 26 maio 2022.

MOREIRA, Patricia Veronica; SANTOS, Flavia Karla Ribeiro; PORTELA, Jean Cristtus. Práticas e estratégias de cancelamento virtual. Estudos Semióticos, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 151-175, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/199067/189294. Acesso em: 13 nov. 2023.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 08 nov. 2023.

OLIVEIRA, Antonio Batista da Silva; CHIMENTI, Paula. “Humanized Robots”: A Proposition of Categories to Understand Virtual Influencers. Australasian Journal of Information Systems, Sydney (Austrália), v. 25, p. 01-27, 2021. Disponível em: https://journal.acs.org.au/index.php/ajis/article/view/3223/1087. Acesso em: 22 jul. 2022.

RODRIGO-MARTÍN, Luis; RODRIGO-MARTÍN, Isabel; MUÑOZ-SASTRE, Daniel. Virtual Influencers as an advertising tool in the promotion of brands and products. Study of the commercial activity of Lil Miquela. Revista Latina de Comunicación Social, Madrid (Espanha), n. 79, edição em inglês, p. 69-90, 2021. Disponível em:https://abre.ai/virtualinfluencers. Acesso em: 22 jul. 2022.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. 2. ed. Tradução de Elisabeth Leone. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

Publiée

16-12-2023

Versions