Ceci est une version obsolète publiée le 16-12-2023. Consultez la version la plus récente.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES

INVESTIGANDO TEMAS E ABORDAGENS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Auteurs

  • Fernanda Couzemenco Ferreira Ufes
  • Daniela Zanetti UFES

Mots-clés :

mídias, violência contra mulher, jornalismo, redes sociais, mediações, patriarcado, São Pedro

Résumé

A violência contra a mulher é um tema de crescente recorrência nos meios de comunicação, visto sua relevância social no Brasil e no Espírito Santo, um dos estados no topo desse triste ranking, e onde os sistemas Judiciário e Policial se destacam por negligenciarem os direitos das mulheres em situação de violência. Este artigo traz uma revisão inicial de literatura, a partir de uma coleta realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, sobre trabalhos que versem sobre as relações entre o consumo midiático e a violência de gênero. Foram feitas duas buscas, que totalizaram 410 resultados. Desses, 252 foram selecionados para análise e classificados em cinco categorias. O levantamento mostrou sensíveis diferenças entre as notícias jornalísticas e publicações de mídias sociais produzidas por coletivos de mulheres e instituições comprometidas com a igualdade de gênero. As mediações jornalísticas, via de regra, são contaminadas pela misoginia que impregna a sociedade, enquanto somente nas redes e sites especializados os relatos de quem é alvo da violência conseguem espaço para veiculação sem o enviezamento patriarcal. Encontrar caminhos para potencializar as vozes das mulheres nas mais diversas mídias é o objetivo desta pesquisa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOTELHO, ANDRÉ LUIZ MAGALHÃES. Urbanização na Grande São Pedro, Vitória/ES e a conservação do manguezal: palco de contradições. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011.

GONÇALVES, WILLIAM CARLOS RODRIGUES. Os múltiplos territórios da criminalidade na região metropolitana da Grande Vitória – ES. Dissertação (Mestrado em Geografia). Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2022.

HAESBAERT, Rogerio. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, v. 9, n. 17, p. 19-45, 2007.

SALIM, Elisa Ramalho. Comunicação Pública e Lei Maria da Penha: as estratégias comunicativas na perspectiva do usuário. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília. Brasília, 2019.

SÉCULO DIARIO. O racismo e o machismo no Judiciário. Vitória, 2023. Disponível em <https://www.seculodiario.com.br/tv-seculo/o-desafio-de-vencer-o-machismo-e-o-racismo-no-judiciario-1> . Acesso em 04 nov. 2023.

__________. 'Onde há mais negativa de medidas protetivas, há mais feminicídio'. Disponível em < https://www.seculodiario.com.br/justica/onde-ha-mais-negativa-de-medidas-protetivas-ha-mais-feminicidio > Acesso em 04 nov. 2023.

Publiée

16-12-2023

Versions