DE “REVOLUÇÃO” A “GOLPE”
ANÁLISE DOS DISCURSOS DO JORNAL O GLOBO SOBRE A DITADURA MILITAR ATRAVÉS DAS DÉCADAS (1964-2024)
Mots-clés :
Jornalismo impresso, Ditadura Militar, Discurso, Análise do Discurso, MemóriaRésumé
A pesquisa se propõe a analisar as matérias relacionadas à Ditadura Militar veiculadas pelo jornal impresso O Globo no dia 31 de março ao longo das décadas, isto é: em 1964, data em que o golpe inaugurou o regime militar no Brasil; 1974; 1984; 1994; 2004; 2014 e 2024. Com o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), pretende-se traçar um comparativo entre os discursos contidos nos textos jornalísticos publicados a cada decênio, a fim de verificar de que forma o veículo produziu representações sobre a ditadura no decorrer desses 60 anos, tendo em vista o papel do jornalismo como mediador entre a sociedade e a realidade. Desse modo, o estudo objetiva investigar as variações nos discursos produzidos bem como os possíveis efeitos desses discursos na construção de memória social sobre o evento histórico-político.
Téléchargements
Références
ARAUJO, Juliana Gagliardi de. Mediando a “Revolução”: as narrativas de O Globo sobre os aniversário do golpe no regime militar. Dissertação de mestrado em Comunicação. Niterói, RJ: UFF, 2011.
BARBOSA, Marialva. Jornalismo e a construção de uma memória para sua História. In: BRAGANÇA, Aníbal & MOREIRA, Sônia Virgínia (org). Comunicação, acontecimento e memória. São Paulo: Intercom, 2005, p. 102-111.
____________. Jornalistas, “senhores da memória?”. In: Congresso da Intercom, 27., Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), 2004.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. Tradução de Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique (Org.). Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2008.
____________. As verdades e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Cadernos Puc, 1974.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A atualidade no jornalismo: bases para sua delimitação teórica. 2003.336f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.