O IMPACTO DA INTERNET NOS VALORES JORNALÍSTICOS
Mots-clés :
Jornalismo, Internet, Plataforma, Valores jornalísticosRésumé
O artigo propõe uma reflexão sobre o jornalismo no ambiente digital e como o funcionamento das plataformas de busca pode influenciar na produção de conteúdo em redações e, consequentemente, nos valores jornalísticos. A pesquisa ainda está em desenvolvimento, mas são observadas desde já algumas transformações no processo de produção, como a pressão por audiência diante dos inúmeros sites de notícias encontrados na internet, o uso de técnicas para otimizar os conteúdos nos buscadores, a atenção aos interesses de usuários, a velocidade de produção, etc. É de interesse da pesquisa analisar conteúdos e os critérios de noticiabilidade adotados por veículos jornalísticos nativos digitais no Brasil para identificar dados que possam contribuir para o debate acerca do tema.
Téléchargements
Références
CANAVILHAS, João. Webjornalismo: considerações gerais sobre jornalismo na web. Informação e Comunicação Online: Jornalismo Online, p. 63-73, Covilhã: Livros Labcom, 2003. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/4358/1/CAP%c3%8dTULO_WebjornalismoConsidera%c3%a7%c3%b5esgerais.pdf>. Acesso em: 31 Out. 2024.
CHAPARRO, Manuel. Pragmática do jornalismo: Buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Summus, 2007.
LENZI, Alexandre. Jornalismo nativo digital brasileiro: Um estudo de caso do Nexo. Revista Fameco, v. 27, n. 1, p. 1-14, Jan./Dez. 2020. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistafamecos/article/view/36102>. Acesso em: 31 Out.. 2024.
LORENZI, Rodrigo Henrique Leite. A visualização de informação no jornalismo nativo digital: uma análise do Nexo e do Five Thirty Eight. 2019. 159 p. Dissertação de mestrado. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/194888/001094645.pdf?sequence=1>. Acesso em: 31 Out. 2024.
MORETZSOHN, Sylvia Debossan. A necessidade e as dificuldades do jornalismo no contexto de crise das instituições epistêmicas. Líbero, n. 49, p. 43-60, set./dez, 2021. Disponível em: <https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/viewFile/1673/1309>. Acesso em 31 Out. 2024.
OKABE, Marcio. SEO é essencial para jornalistas e redatores. 2010. Disponível em: <https://webinsider.com.br/2010/02/24/seo-e-essencial-para-jornalistas-e-redatores/>. Acesso em: 31 Out. 2024.
PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2017.
SILVA, Gislene. O fenômeno noticioso: objeto singular, natureza plural. Estudos em Jornalismo e Mídia, ano VI, n. 2, p. 09 - 15, Jul./Dez. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2009v6n2p9/11273>. Acesso em: 31 Out. 2024.
SOARES, Joarle Magalhães. Como é que os acontecimentos se tornam notícia? Um estudo sobre os valores-notícia no Jornal Nacional. 2007. 130 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juíz de Fora, Juíz de Fora. Disponível em: <https://www.ufjf.br/facom/files/2013/04/JoarleMagalhaesSoares.pdf>. Acesso em: 31 Out. 2024.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: A tribo jornalística, uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 5ª ed. Lisboa: Presença, 1999.