REDES SOCIAIS DIGITAIS

USO COMPULSIVO, DEPENDÊNCIA E VÍCIO EM JOVENS ADULTOS DA GRANDE VITÓRIA/ES

Auteurs

  • Irai Mendes de Souza Filho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Emerson Campos Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

redes sociais digitais, capitalismo de vigilância, dopamina, droga, vício em redes sociais

Résumé

Vinte anos atrás, em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook foi criado. Apesar de não ser a primeira rede social da internet, a plataforma se tornou uma das maiores e a mais valiosa do planeta. A empresa de Mark Zuckerberg revolucionou o Vale do Silício e o mundo, além de ser uma das responsáveis por transformar nossos hábitos digitais de consumo e comportamento. No entanto, o que surgiu com o propósito de reunir os amigos e familiares conectando digitalmente as pessoas, se tornou a maior representante do chamado “capitalismo de vigilância” mundial.  Segundo Zuboff (2021), há o surgimento de uma nova ordem econômica, que explora a experiência humana, como uma matéria-prima gerada de forma gratuita, e o desenvolvimento de práticas comerciais veladas de “extração, previsão e vendas”. A partir da análise dessa nova e sombria realidade, veremos se as Redes Sociais hoje podem ser consideradas uma das drogas viciantes mais poderosas já criadas para a modificação e manutenção do comportamento humano, visando única e exclusivamente o lucro. A base lógica de investigação seguirá o método dialético - materialismo dialético, para análise das teorias e hipóteses formuladas, confirmando ou refutando-as. Quanto as técnicas de investigação serão utilizadas métodos comparativos e o estatístico (teoria estatística da probabilidade), ambas com a finalidade de pesquisa aplicada. O delineamento da pesquisa será um Estudo Descritivo - descrição de fenômenos e estabelecimento de relações entre as variáveis: uso das redes sociais digitais e saúde mental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Irai Mendes de Souza Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do Curso de Pós Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo.

Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Permanente no PósCom/Ufes e professor titular na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Références

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Cidades. Brasil/ES/Panorama/Vitória. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/ Acesso em: 05/10/2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LANIER, Jaron. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Tradução: Bruno Casotti. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2018.

LEMBKE, Anna. Nação dopamina: por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar. Tradução: Elisa Nazarian. 1. ed. São Paulo: Vestígio, 2022.

MARK, Gloria. Attention Span: The New Science of Finding Focus and Fighting Distraction in the Digital Age. 1. ed. Waterville: Thorndike Press, 2023.

ORLOWSKI, Jeff (Direção). O dilema das Redes [The social dillema]. EUA: Netflix, 2020.

SOUZA, Gisele. Qual a rede social mais usada em 2023? A resposta vai te surpreender. São Paulo: TechTudo, 2023. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2023/07/qual-a-rede-social-mais-usada-em-2023-a-resposta-vai-te-surpreender-edapps.ghtml. Acesso em: 11 abril 2024.

UNODC - United Nations Office on Drugs and Crime - Relatório Mundial sobre Drogas 2023 – Anexo Estatístico. Disponível em: https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/wdr2023_annex.html. Acesso em: 10 abril 2024.

ZUBOFF, Shoshana. A Era do Capitalismo de Vigilância. A luta por um futuro humano na nova fronteira de poder. Tradução: George Schlesinger. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Intrín-seca, 2021.

Téléchargements

Publiée

11-12-2024