COMO VAI NA FÉ REDEFINE A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA

Auteurs

  • Jéssica Elaine Moreira Sampaio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Telenovela brasileira, Representatividade, Imaginário social, Vai na Fé

Résumé

Este estudo analisa a telenovela Vai na Fé (2023), focando na representação de mulheres negras na teledramaturgia brasileira. O objetivo é investigar como a trama reconfigura a presença dessas personagens, desafiando estereótipos racistas e machistas historicamente associados às mulheres negras na mídia. O amparo teórico-conceitual está firmado em bell hooks, Patricia Hill Collins, Carla Akotirene, autoras que fornecem contribuições para a investigação sobre o impacto do colonialismo na configuração e disseminação das narrativas sobre raça, gênero e classe. No que concerne ao poder das telenovelas na construção do imaginário social, os conceitos de Lopes (2002) são acionados. A metodologia apoia-se na análise de imagens em movimento de Rose (2008), capturando as esferas verbais e visuais da obra e articulando-as com o conceito de interseccionalidade, a fim de compreender as interações entre raça, gênero e classe nas representações televisivas. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jéssica Elaine Moreira Sampaio, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom/Ufes) e graduada em Artes Plásticas pela mesma universidade.

Gabriela Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom/UFES). Professora do Departamento de Comunicação Social (UFES). Doutora em Comunicação e Cultura (Eco/UFRJ).

Références

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. 2019.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. 2019.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. 2019.

LOPES, Maria Immacolata. Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZES, v. 3, n. 1, p. 21-47, 2009.

PEREIRA, V. H. Vai na Fé (2023): Uma releitura do passado como reparação para um futuro promissor (da telenovela?). RUA. São Paulo, 2023.

ROSE, D. Análise de imagens em movimento. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

VAI na fé. Rosane Svartman. TV Globo, 2023.

VAQUER, Gabriel. 'Vai na Fé' supera recorde de 'Cheias de Charme' e se torna o maior faturamento da Globo às 19h. Folha UOL, São Paulo, 04 ago. 2023.

Téléchargements

Publiée

11-12-2024