ESPAÇOS DE VOZ E REPRESENTATIVIDADE

INFLUENCIADORAS NEGRAS E SUAS RELAÇÕES COM MARCAS DE PRODUTOS CAPILARES

Auteurs

Mots-clés :

Mulher negra, influenciadores, publicidade antirracista, mídia digital, semiótica

Résumé

A atual pesquisa explora a importância da representação negra na publicidade de produtos capilares, especialmente através de influenciadoras digitais em plataformas como o YouTube e o Instagram. Destaca-se o papel dessas influenciadoras na formação de opinião pública e no comportamento do consumidor, visando entender como sua presença remodela a representatividade na mídia e promove uma publicidade antirracista. A pesquisa analisa materiais publicados nessas plataformas recorrendo à semiótica, e seus respectivos comentários a partir da construção de uma nuvem de palavras, identificando os valores relacionados à mulher negra. Os resultados incluem a seleção e análise de dois materiais escolhidos das blogueiras; um vídeo veiculado no reels do Instagram, de Bia Ben, e um no canal do Youtube de Juliana Louise, ambos os materiais se tratam de publicidades para marcas de produtos capilares reconhecidas e sólidas no ramo para cabelos com curvatura, Salon line e Soul Power. Os resultados obtidos indicaram avanço no que diz respeito à publicidade antirracista, destacando a presença de valores positivos em cada uma das campanhas publicitárias analisadas. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Verônica Marques da Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante de Graduação 3o. semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo.

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

Références

BARROS, Diana Luz Pessoas. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Parma ltda, 2005. 88 p. ISBN 8508037325.

EXAME. A marca de beleza que se tornou um fenômeno no universo digital. Disponível em:https://exame.com/negocios/a-marca-de-beleza-que-se-tornou-um-fenomeno-no-universo-digital/. Acesso em: 20 ago. 2024.

FERNANDES, Pablo Moreno. A publicidade na capital mineira tem cor? Pessoas negras na comunicação de anunciantes de Belo Horizonte. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (Orgs). Publicidade Antirracista: Reflexões, Caminhos e Desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 221-246.

GUIMARÃES, Laura. Empoderar pra quê? Corpos e cabelos das mulheres negras na publicidade. In: LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 193-209.

IMBIABEN, imbiaben. Instagram, 19 mar. 2024. Disponível em https://www.instagram.com/imbiaben?igsh=ZTJldmZsN2sxMjl6.

KARHAWI, Issaaf Santos. De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira. 2018. 330 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019.

LEITE, Francisco. Para Pensar Uma Publicidade Antirracista: Entre a Produção e os Consumos. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (Orgs). Publicidade Antirracista: Reflexões, Caminhos e Desafios. São Paul: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 17-65.

LOUISE, Juliana. julianalouiise. Instagram, 19 de mar. 2024. Disponível em https://www.instagram.com/julianalouiise?igsh=MWswMmIyYTB0Znh1Ng==.

SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: Leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

SOUL POWER BRASIL. Sobre. Disponível em: https://soulpowerbrasil.com.br/sobre. Acesso em: 20 ago. 2024.

SOUZA, Flávia Mayer dos Santos; BRAGA, Juliana Bellia. Crespos e cachos, comunicação e consumo: fios entrelaçados em pesquisas realizadas no Brasil entre 2013 e 2018. In: LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019. p. 171-192.

SOUZA, Flávia Mayer dos Santos; PIROLA, Maria Nazareth Bis. Marcas de um tempo: entre paisagens, cidades, publicidade e consumo. In: BARROS, Diana Luz Pessoas. Modos de ser professor de arte na contemporaneidade. Vítória: EDUFES, 2017. p. 195-216.

SOUZA, Flávia Mayer dos Santos; PIROLA, Maria Nazareth Bis; BRAGA, Juliana Bellia. De Lola para loletes: a mulher negra nas embalagens de cosméticos capilares. Animus Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 19, n. 40, p. 179-198, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40339. Acesso em: 5 set. 2024.

Téléchargements

Publiée

11-12-2024