COMUNICAÇÃO NA ROCINHA
UMA ETNOGRAFIA DA E NA PERIFERIA
Mots-clés :
Rocinha, Favela, Território, Comunicação, EtnografiaRésumé
A Rocinha é a maior favela do Brasil. Está localizada na Zona Sul do município do Rio de Janeiro e sua população é de cerca de 120 mil habitantes. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH) no ano 2000 era de 0,732 — o 120º colocado entre 126 regiões analisadas no Rio —, sendo um local onde muitas famílias vivem em extrema pobreza. Nosso objetivo é apresentar uma pesquisa em fase inicial sobre informação e fake news entre os jovens da Rocinha. Nesse sentido, o trabalho de campo já começou e também a etnografia com jovens de 18 anos ou mais que moram na comunidade. A entrada no campo foi realizada através de relações pessoais das pesquisadoras com moradores/as do bairro. Como pré-resultados, já realizamos algumas visitas ao território, aplicamos cerca de 20 questionários e desenvolvemos um trabalho de observação participante do espaço físico e simbólico.
Téléchargements
Références
HAMMERSLEY, M. & ATKINSON. Etnografia. Petrópolis: Vozes, 2022
LUDEMIR, Julio. Sorria, você está na Rocinha.RJ: Record, 2004.
MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio (org.) Vida sob cerco: violência e rotinas nas favelas do Rio de Janeiro. RJ: Nova Fronteira, 2008.
MAGNANI, José Guilherme & TORRES, Lilina (orgs.) Na metrópole: textos de antropologia urbana. SP: Edusp, 1996
TRAVANCAS, I. “Fazendo etnografía no mundo da comunicação” IN: Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. SP: Atlas, 2006. p. 98-109.
______________. Juventude e televisão. RJ: FGV. 2005.