Mutações nas práticas discursivas do "Escola Sem Partido"
Palavras-chave:
Análise de Discurso. Digital. Escola Sem Partido. Territórios midiatizados.Resumo
Trata-se de trabalho desenvolvido no decurso de pesquisa vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo e subsidiada com bolsa de pesquisa financiada pela Fapes/Capes. O presente artigo pretende investigar as práticas discursivas do movimento “Escola Sem Partido” em ambientes digitais para entender como elas afetam a dimensão do político. Problematiza a questão tendo como ponto de partida a configuração da vivência contemporânea em territórios mediatizados. Debruça-se sobre um corpus composto de três contextos distintos para captar nuances e mudanças e o interpreta a partir do arranjo teórico-analítico da AD Francesa. Além da rejeição das ideias de esquerda e até mesmo liberal, nota-se uma produção discursiva voltada ao estímulo à perseguição e vigilância de professores, somado a uma erosão do político ao assujeitar os adeptos da causa a endossar a defesa filial acima de valores democráticos, promover um discurso punitivista ao invés da crítica e do diálogo.
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Referências
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