Meios de comunicação e os atalhos na carreira política: Entendendo os outsiders a partir das eleições 2018
Palavras-chave:
Política, outsiders, meios de comunicaçãoResumo
Este trabalho possui o objetivo de refletir sobre a economia política da comunicação a partir das eleições 2018. Partimos da premissa de que historicamente os meios de comunicação têm servido de atalhos para outsiders consolidarem suas carreiras políticas, tornando-os protagonistas no cenário político. Analisamos como pano de fundo uma edição do Programa Caldeirão do Huck e outra do Programa do Frota que foi exibido na Rede Brasil entre 2013 a 2017. Este artigo está divido em três capítulos no primeiro far-se-á elucidação sobre a noção da economia política da comunicação a partir de Luhmann (2001;2006) e De La Haye (1979), em seguida buscamos elucidar o termo outsiders Elias (2000) a partir do coronelismo eletrônico Santos (2008). No terceiro e último capítulo analisamos ambos os programas e sua relação com as eleições 2018. O presente estudo assume a metodologia qualitativa. O trabalho aponta como resultado principal que por detrás de uma capa superficial de críticas sob a política tradicional usando meios de comunicação cria-se laços sociais entre o público que concede aos outsiders êxito em seus projetos políticos eleitorais.
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Referências
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