DISCURSOS MIDIÁTICOS NA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS DESTERRITORIALIZADOS NO BRASIL
Palavras-chave:
Imigração, Refugiados, Identidade social, Discursos midiáticosResumo
Esta pesquisa analisa os discursos midiáticos sobre a representaçao da identidade social dos refugiados venezuelanos, presentes na mídia brasileira de alcance nacional. Situa-se no marco de pesquisas qualitativas baseadas na teoria de análise do discurso, buscando enfatizar a forma como os meios de comunicação, especificamente os meios digitais, têm influência na representaçao de refugiados venezuelanos, construída principalmente pela interação entre fatores sociais e culturais com os discursos que tentam representá-los e que, muitas vezes, estão carregados de mensagens de estigmatizados. A intenção é contribuir para os estudos existentes na perspectiva das territorialidades e, se possível, apresentar possibilidades de outros conteúdos que atendam às identidades dos venezuelanos desterritorializados. Dessa forma, este estudo pretende abarcar perspectivas de construção da identidade social dos refugiados venezuelanos desterritorializados, podendo contribuir para uma reconceituação e releitura da representação que se dá sobre esses novos atores da sociedade brasileira. Tomando como objetivo contribuir para os esforços de transformação dos discursos presentes nas mídias, minimizando estereótipos e dando a oportunidade de deixar visíveis os aspectos positivos que, até agora, permanecem quase invisíveis nesses discursos midiáticos.
Downloads
Referências
ACNUR/ONU, UNHCR 2001-2021: <https://www.acnur.org/portugues/venezuela/> Acesso em: 09 novembro de 2021.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno, Bauru, SP, EDUSC, 2001, 454 pp.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos e estudios previos. Madrid: Cátedra, 1989
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro:m DP&A, 2006.
___________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
___________. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis. RJ: Vozes, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
ROCHA, Gustavo do Vale; RIBEIRO, Natália Vilar Pinto. Fluxo migratório venezuelano no Brasil: análise e estratégias. Revista Jurídica da Previdência, v. 20, n.122, 2018. Disponível em:<https://revistajuridica.presidencia.gov.br/index.php/saj/article/view/1820>. Acesso em: 10 de novembro de 2021
VAN DIJK, T. El estudio del discurso. In: VAN DIJK, T. El discurso como estructura y proceso. Barcelona: Gedisa, 2000.