CULTURA DE FÃS E O CONSUMO COLABORATIVO

NOVA TENDÊNCIA NA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL

Autores

  • Nathalia Louro Andrade Universidade Federal do Espírito Santo
  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Cultura de fãs, Consumo colaborativo, Audiovisual

Resumo

Este trabalho contém a descrição da primeira etapa de investigação realizada para a pesquisa a ser desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES, assim como uma breve introdução teórica sobre os fandoms, as práticas de consumo colaborativos e a união desses. Nessa primeira etapa, entendemos a necessidade de uma exploração prévia do fenômeno para escolher e delimitar com clareza o objeto de estudo e os casos a serem analisados, como afirmado por Yin (2001) e Zanini (2016). Ao explorar plataformas de mídia social online identificamos alguns casos, tanto estrangeiros quanto brasileiros, que exemplificam as relações a serem estudadas. A partir dessas descobertas, determinamos os casos que serão analisados com maior profundidade durante a Pós-Graduação, sendo esses a relação entre os fãs e as produções de Desaventureiros e Arlindo.

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Biografia do Autor

Nathalia Louro Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo.

Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

11-12-2024