COMUNICAÇÃO E MODA INDÍGENA

Autores

  • Maria Julia Oliveira Batista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comunicação, moda indígena, cultura, identidade, Mauricio Duarte

Resumo

A mídia é uma ferramenta poderosa para projetar imagens e desejos.  A moda, por sua vez, ao mesmo tempo em que tenta imitar e massificar, distingue e individualiza. A moda e a comunicação podem ser campos aliados na constituição das aparências e identidades dos povos. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a construção midiática da aparência feminina no segmento de moda indígena, analisando como a marca Maurício Duarte elabora sua comunicação para os consumidores. Trata-se de pesquisa qualitativa. Contempla pesquisa bibliográfica; descritiva; compreensiva; e interpretativa. Mobiliza teorias sobre a moda indígena, identidade, cultura e comunicação. Espera contribuir para o aprofundamento teórico e metodológico dos campos da comunicação e da moda, em diálogo com as diferentes culturas e identidades, observando a influência que os fenômenos - moda e comunicação - exercem nas práticas de vida dos indivíduos, em seus contextos históricos, sociais, comunicacionais e culturais.

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Biografia do Autor

Maria Julia Oliveira Batista, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda do Curso de Publicidade e Propaganda. Participante do Programa Pivic-Ufes.

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA). Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2016, atuando nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Doutora em Educação (2015) e Mestre em Educação (2006) pela Ufes. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Ufes (1992). 

Referências

BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

BRAGA, João; PRADO, Luis André do. História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências. São Paulo: Disal Editora, 2011.

CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

ESTILISTAS..., Estilista Maurício Duarte apresenta a coleção ‘Muiraquitã’, durante a New York Fashion Week. Disponível em https://mercadizar.com/noticias/estilista-mauricio-duarte-apresenta-a-colecao-muiraquita-durante-a-new-york-fashion-week/ Acesso em 24 out. 2024.

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Publicado

11-12-2024