POR UMA ANÁLISE DO AUDIOVISUAL A PARTIR DAS MARGENS

CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE DO AUDIOVISUAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CONTRACOLONIAL

Autores

  • Ronan Aguiar de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Arthur Felipe de Oliveira Fiel Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

contracolonial, audiovisual, corpo-território, margens, ancestralidade

Resumo

A pesquisa que deu origem a esse resumo tem como objetivo apontar caminhos para a construção de uma metodologia de análise do audiovisual a partir de uma perspectiva contracolonial, focando em categorias de análise adaptáveis ao contexto do sul global. Neste resumo apresentamos a pesquisa e focamos na revisão de dissertações elaboradas dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES, identificando categorias como corpo-território, corpo-encruzilhada, armário e opacidades. Defendemos que essas categorias são fluidas e se adaptam ao contexto e aos sujeitos que as utilizam. O trabalho destaca a importância de uma análise que respeite as cosmopercepções dos grupos marginalizados e também tem como objetivo a proposição de outras categorias para o desenvolvimento de futuras análises. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronan Aguiar de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do Curso de Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo.

Arthur Felipe de Oliveira Fiel, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

BOUSADA, Tadeu. O Cinema Como Território Do Armário: Cidade, Corpo E Representações Contemporâneas. 2021. 115 f. Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2021. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15391_Disserta%E7%E3o%20Tadeu%20%20Bousda20210914-233618.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

FERNANDES, Alexandre de Oliveira. Notas para Decolonizar a Metodologia de Pesquisa ou sobre Fazer a Metodologia Gozar. In: FERNANDES, Alexandre de Oliveira; SOUZA, Marcos Lopes de; PEROVANO FILHO, Nata https://periodicos.ufes.br/poscomufes/article/view/46716/version/42354lino (org.). Metodologias contracoloniais em relações étnicas, raciais e de gênero. 1. ed. Curitiba: Appris, 2023.

GHIL, Roger. Atlantique: Amor como Política, Espiritualidade Anticolonial e suas Cartografias Afetivas. 2023. 94 f. Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.

GOMES, Maurílio. Arreda Homem Que aí Vem Mulher: Corpo Em Encruzilhada De Gêneros Nas Performances Ancestrais Das Pombagiras. 2022. 362 f. Dissertação -Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2022. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16567_ArredaHomemQueA%EDVemMulher_Disserta%E7%E3o_Maur%EDlioMendon%E7aDeAvellarGomes_PosCom.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

NASCIMENTO, Luna. No Território Do Passinho: Transculturalidade E Ressignificação Dos Corpos Que Dançam Nos Espaços Periféricos. 2017. 122 f. Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2017. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_11189_DISS%20LUNA%20MARIA_VF.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

Downloads

Publicado

11-12-2024