DISCURSOS CIRCULANTES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

NOVAS FORMAS DE PODER E INFLUÊNCIA NO CONSUMO.

Autores

  • José Ricardo Verneque Modesto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudio Renato Zapalá Rabelo Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Territorialidades, Poder, Discurso, Ciberterritório, Consumo.

Resumo

Com o advento da internet e sua popularização, difundiu-se a ideia de que os usuários ganhariam poder, voz e participação ativa no processo de produção e consumo de informações no ciberespaço. Mas não seria este tipo de poder uma espécie de dissimulação do real? Na sociedade cuja comunicação predominantemente é mediada por algoritmos, a ideia de liberdade, poder ou controle da comunicação ao acesso de qualquer pessoa, circula discursivamente. A pesquisa em questão nos leva a problematizar o consumo de bens, serviços e ideias nas redes sociais, principalmente nos discursos que circulam em torno das representações de poder e consumo na publicidade. A territorialidade que abarca o ciberespaço, vendida como terra das oportunidades, traz consigo remédios e venenos, regras e subversões, controles panópticos e a sensação da liberdade exacerbada. Nos interessa saber se o capitalismo tratou de tomar as rédeas deste território, como uma pintura publicitária de Natal, simulando um consumo livre e despretensioso, ao tempo que institucionaliza regimes de verdade com seus algoritmos. O método cotidianista, na perspectiva de Michel de Certeau, assim como as técnicas netnográficas vão nos guiar na construção dos mapas deste território. Autores como Foucault, Deleuze, Baudrillard, Bourdieu, Levy, Castells e Jenkins são alguns dos intercessores teóricos fundamentais para a tessitura da pesquisa.

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Biografia do Autor

José Ricardo Verneque Modesto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do
Espírito Santo.

Cláudio Renato Zapalá Rabelo , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor no Departamento de Comunicação Social na Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

MARTINUZZO, José Antonio. Prólogo - Territorialidade: o que é isso?. In: MARTINUZZO, José Antonio; TESSAROLO, Marcela (orgs.). Comunicação e territorialidades: as pesquisas inaugurais do primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Espírito Santo. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Comunicação Social, 2016.

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Publicado

11-12-2024