DISCURSOS CIRCULANTES NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
NOVAS FORMAS DE PODER E INFLUÊNCIA NO CONSUMO.
Palavras-chave:
Territorialidades, Poder, Discurso, Ciberterritório, Consumo.Resumo
Com o advento da internet e sua popularização, difundiu-se a ideia de que os usuários ganhariam poder, voz e participação ativa no processo de produção e consumo de informações no ciberespaço. Mas não seria este tipo de poder uma espécie de dissimulação do real? Na sociedade cuja comunicação predominantemente é mediada por algoritmos, a ideia de liberdade, poder ou controle da comunicação ao acesso de qualquer pessoa, circula discursivamente. A pesquisa em questão nos leva a problematizar o consumo de bens, serviços e ideias nas redes sociais, principalmente nos discursos que circulam em torno das representações de poder e consumo na publicidade. A territorialidade que abarca o ciberespaço, vendida como terra das oportunidades, traz consigo remédios e venenos, regras e subversões, controles panópticos e a sensação da liberdade exacerbada. Nos interessa saber se o capitalismo tratou de tomar as rédeas deste território, como uma pintura publicitária de Natal, simulando um consumo livre e despretensioso, ao tempo que institucionaliza regimes de verdade com seus algoritmos. O método cotidianista, na perspectiva de Michel de Certeau, assim como as técnicas netnográficas vão nos guiar na construção dos mapas deste território. Autores como Foucault, Deleuze, Baudrillard, Bourdieu, Levy, Castells e Jenkins são alguns dos intercessores teóricos fundamentais para a tessitura da pesquisa.
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Referências
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
MARTINUZZO, José Antonio. Prólogo - Territorialidade: o que é isso?. In: MARTINUZZO, José Antonio; TESSAROLO, Marcela (orgs.). Comunicação e territorialidades: as pesquisas inaugurais do primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Espírito Santo. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Comunicação Social, 2016.