AS MÚSICAS BRASILEIRAS MAIS TOCADAS NO SPOTIFY
MANIPULAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELOS ALGORITMOS DA INDÚSTRIA CULTURAL 4.0
Palavras-chave:
música, estética, indústria cultural, streamingResumo
Se é verdade que a mensagem se ajusta ao meio, até que ponto podemos dizer que a Indústria Cultural 4.0, marcada pelo predomínio dos algoritmos das redes sociais online, modifica a experiência estética de cada indivíduo com a música? A hipótese investigada nesta pesquisa é que essa realidade surge na esteira de uma dessensibilização estética, onde a capacidade de elaboração é transferida de antemão para os algoritmos, que moldam a própria composição musical em conformidade com as redes. A pesquisa foi conduzida a partir de uma hermenêutica baseada na crítica negativa de Theodor W. Adorno e investigou aspectos estéticos e éticos nas músicas brasileiras mais tocadas na plataforma Spotify (2019 a 2023). Entre os principais resultados está a tendência de redução nas complexidades estéticas e éticas no período analisado, o que indica uma acentuação do processo semiformativo na sociedade hodierna.
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Referências
ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de: Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. Tradução de: Magda França. São Paulo: Perspectiva, 1989.
ADORNO, Theodor W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de: Luiz Eduardo Bica. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. Tradução de: Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003.