Marketing de Relacionamento na Indústria Farmacêutica Como Recurso para a Fidelização de Clientes
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.15605.100-121.Resumo
O marketingde relacionamento na indústria farmacêutica visa levar qualidade de vida para as pessoas, ao mesmo tempo envolvendo interesses da indústria farmacêutica. Teve-se como objetivo analisar como a ferramenta marketingde relacionamento utilizado pelo representante propagandista pode ter influência na prescrição médica. Realizou-se pesquisa quantitativa e exploratória, utilizando-se de técnica estatística, junto à classe médica de otorrinolaringologia de Fortaleza. Utilizou-se um questionário com escala Likert de cinco pontos. Os principais resultados alcançados referem-se à constatação que para a classe médica estudada, o representante de medicamento exerce um importante papel, levando conhecimentos sobre novas moléculas, atualizações científicas, gerando lembrança das marcas existentes no mercado, fornecendo uma importante prestação de serviço para a sociedade como um todo, e também sendo uma ligação entre a classe médica e os fabricantes de medicamentos. Conclui-se que o marketing de relacionamento realizado pelos representantes propagandistas promove a fidelização de clientes.
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