Marketing de Relacionamento na Indústria Farmacêutica Como Recurso para a Fidelização de Clientes

Autores

  • Cristina da Silva Reis Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luiz Carlos Murakami Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.15605.100-121.

Resumo

O marketingde relacionamento na indústria farmacêutica visa levar qualidade de vida para as pessoas, ao mesmo tempo envolvendo interesses da indústria farmacêutica. Teve-se como objetivo analisar como a ferramenta marketingde relacionamento utilizado pelo representante propagandista pode ter influência na prescrição médica. Realizou-se pesquisa quantitativa e exploratória, utilizando-se de técnica estatística, junto à classe médica de otorrinolaringologia de Fortaleza. Utilizou-se um questionário com escala Likert de cinco pontos. Os principais resultados alcançados referem-se à constatação que para a classe médica estudada, o representante de medicamento exerce um importante papel, levando conhecimentos sobre novas moléculas, atualizações científicas, gerando lembrança das marcas existentes no mercado, fornecendo uma importante prestação de serviço para a sociedade como um todo, e também sendo uma ligação entre a classe médica e os fabricantes de medicamentos. Conclui-se que o marketing de relacionamento realizado pelos representantes propagandistas promove a fidelização de clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina da Silva Reis, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuarias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Luiz Carlos Murakami, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP

Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuarias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professora Assistente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuarias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

24-10-2018

Como Citar

Reis, C. da S., Moreira, M. Z., Murakami, L. C., & Carneiro, J. V. C. (2018). Marketing de Relacionamento na Indústria Farmacêutica Como Recurso para a Fidelização de Clientes. Revista Gestão & Conexões, 7(1), 100–121. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.15605.100-121.

Edição

Seção

Artigos