Processo de influência na decisão de compra de tênis esportivos por corredores frequentes

Autores

  • Rafael Queiroz Silveira Fucape Business School
  • Aridelmo J. C. Teixeira Fucape Business School
  • Silvania Neris Nossa Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.2.27260.145-164

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar se a decisão de compra por consumidores brasileiros e norte-americanos sofre influência de corredores maratonistas ou de grupo de corrida de forma similar. Para investigar o impacto da figura do endorser de marca ou de grupo de referência na escolha do material esportivo, foram desenvolvidos dois experimentos na plataforma Qualtrics, comparando a decisão de compra de brasileiros e norte-americanos, para verificar se eles são influenciados por dois grupos de referência (maratonistasversus grupo de corrida). O resultado apurado mostrou que os consumidores brasileiros se comportam de maneira diferente dos consumidores norte- americanos quando expostos ao mesmo experimento. Os resultados encontrados podem ajudar as empresas a entenderem melhor o consumidor e, assim, a adotarem diferentes estratégias para atingi-lo de forma mais assertiva.

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Biografia do Autor

Rafael Queiroz Silveira, Fucape Business School

Mestre em Adminstração.

Aridelmo J. C. Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade.

Silvania Neris Nossa, Fucape Business School

Doutora em Ciências Contábeis e Administração

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Publicado

2020-06-17

Como Citar

Silveira, R. Q., Teixeira, A. J. C. ., & Nossa, S. N. (2020). Processo de influência na decisão de compra de tênis esportivos por corredores frequentes. Revista Gestão & Conexões, 9(2), 145-164. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.2.27260.145-164

Edição

Seção

Artigos

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